Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 11-09-2006

DT ou ETs?
Cl�udio estava no ponto de �nibus, depois de ter trabalhado em duas escolas e de ter dado dez aulas, j� estava com as pernas cansadas, quando ouviu algu�m lhe chamar
DT ou  ETs?

Cl�udio estava no ponto de �nibus, depois de ter trabalhado em duas escolas e de ter dado dez aulas, j� estava com as pernas cansadas, quando ouviu algu�m lhe chamar. Era um amigo dos tempos em que trabalhou em um Supermercado na cidade. Antes de se tornar professor Cl�udio j� fez de tudo para sobreviver.

J� foi servente de pedreiro, vendedor de picol�, balconista de armaz�m, vendedor de material de constru��o e a�ougueiro. Quando fala isso para os alunos o faz com bastante orgulho, pois ele acha que n�o � nenhum dem�rito para ningu�m.

E foi no a�ougue do Supermercado que conheceu seu amigo Paulo. Que se aproximou e perguntou:

- E ai Cl�udio por onde tem andado? J� faz um temp�o que a gente n�o se v�!
- Estou morando no mesmo lugar!
- E voc�!
- Estou morando novamente em Cachoeiro!
- Mas voc� estava morando em que lugar?
- Depois que eu sai do Supermercado, fui morar em Vit�ria, e l� fiz de tudo um pouco!

E voc� o que est� fazendo da vida?
- Sou professor!
- N�o me diga?
- J� faz uns seis anos mais ou menos!
- Em que escola voc� trabalha?
- Trabalho em uma escola particular e em uma escola da rede estadual!
- No Estado sou DT!

Nesse instante Paulo caiu na gargalhada e Cl�udio n�o entendeu por que ele estava rindo e perguntou:

- Por que a gra�a?
- Sabe o que �, meus amigos gostavam de tirar sarro de minha cara!
- Mas por que?
- segundo eles, DT significa doido e tonto. Doido por entrar e tonto por continuar!
- Pensando bem, isso tem um pouco de l�gica. Veja bem como s�o as coisas, eu mesmo antes de me formar e at� hoje continuo sem nenhuma garantia no estado no per�odo das aulas. E quando termina o ano letivo estou novamente desempregado sem nenhuma garantia de que terei aulas no pr�ximo ano. Eu comparo a vida dos professores DTs com a dos B�ias frias que s� tem trabalho no per�odo da colheita!
- � Cl�udio, quase passei fome no per�odo em que fui DT. Se n�o fosse a ajuda dos meus amigos n�o sei se suportaria tanto tempo sem receber. Pois todo ano eu ficava em m�dia tr�s meses sem receber e quando recebia vinha tantos descontos que n�o dava nem para pagar as contas!
- Pois � Paulo eu tamb�m passo por isso como professor. Ainda bem que trabalho em uma escola particular e o que ganho da para segurar as pontas, mas tamb�m passo apertado!

Mas quando Cl�udio olha para o lado e percebe que o seu �nibus est� vindo. Nesse instante os dois se despedem e v�o cada um vai para sua casa.
Ao analisar a educa��o p�blica, vejo com muita tristeza, pois a situa��o do magist�rio � deprimente. Todo mundo sabe que o desenvolvimento de um pa�s depende muito da educa��o. Mas na pratica n�o se faz nada para melhorar. N�o se pode pensar em educa��o se valorizar os professores. Em nosso estado vivemos uma situa��o bem peculiar, com certeza que atinge todo Brasil. Dentro do pr�prio Magist�rio existe uma grande divis�o, pois dentro de uma mesma escola existem professores que s�o efetivos, efetivos com extens�o de carga hor�ria DTs e at� pouco tempo atr�s tinham professores contratados pelo regime da CLT.

Imaginem s�, quem � efetivo j� n�o � respeitado imagine os DTs que a qualquer momento pode perder as suas aulas sem direito a reclamar, pois seu contrato � por designa��o tempor�ria. Em muitos casos os DTs s�o tratados como se n�o pertencessem ao magist�rio. Isso acontece nas escolas, no com�rcio, nos bancos e vira at� motivo de chacota. Houve um momento em que os DTs recebiam separado dos demais professores e isso provocava muito desconforto dentro das escolas. Mas Atualmente as coisas melhoram um pouco, mas os DTs ainda continuam sendo desrespeitados.

Mas afinal de contas quem s�o os DTs?
Professores ou ETs?


    Fonte: Reda��o Maratimba.com
 
Por:  Samuel da Silva Vieira    |      Imprimir