Categoria Politica  Noticia Atualizada em 12-09-2006

Votar no Partido ou no Político?
Para muitos são uns emaranhados de letras, outros não votam em partido. O certo é que a grande maioria dos eleitores...
Votar no Partido ou no Político?
Maratimba.com

Para muitos são uns emaranhados de letras, outros não votam em partido. O certo é que a grande maioria dos eleitores de Marataízes e Itapemirim não conhece o significado dos partidos políticos. Legalmente constituídos perante a legislação eleitoral são 29 partidos.

O mais citado foi o PT (Partido dos Trabalhadores), que segundo o estudante Deivison Laurindo da Silva, de 17 anos, morador da Barra, "é o partido do Presidente da República", mas depois dispara: as outras são muitas letras e pouco significado. O que comunga o autônomo Samuel Pereira Machado, de Itapemirim: "não existe incentivo para que se participe desses partidos. Na verdade voto no candidato".

Entre os professores a situação não muda, a grande maioria só conhece de dois a três partidos, assim mesmo não sabendo o significado correto de alguns deles.

"São muitos partidos, me confundo nesse emaranhado de letras", e retruca: "só se conhece aquilo que se tem interesse", concluiu uma professora que não quis se identificar.

"São tantos partidos que até fico perdido. Essa ausência de fidelidade partidária acaba com os partidos", mas depois lembra: "sou filiado ao Partido Comunista do Brasil, esse tem história". disse Thiago Pereira da Silva professor de química.

O professor de português Jurandir Domiciano foi o que mais acertou as siglas partidárias durante a sabatina realizada entre os professores. "Reconheço os partidos tendo como base seus líderes no passado. Os restantes são partidos de alugueis".

O estudante de Direito Eduardo Soares, de Marataízes, afirma que tem verdadeira ‘ojeriza de políticos’. "Pretendo ser Juiz de Direito para caçar todos os políticos corruptos", Eduardo reforça sua tese citando a ‘Fábula da Maça’.

Para o professor de geografia Samuel da Silva Vieira, todo esse processo de proliferações de partidos tem suas raízes a partir de 1930. "Dependendo do interesse da cúpula, sua ideologia muda." Citou como exemplo a ARENA (Aliança Renovadora Nacional), virou PDS (Partido Democrata Social), depois PPB (Partido Popular Brasileiro) e agora PP (Partido Popular).

O professor Samuel Silva ressalta ainda que: "um país que viveu durante muitos anos um bipartidarismo, vai demorar um tempo para que os partidos virem referencial para a população".

O analista político Mário Moreira enfatiza que todo esse processo de dilapidação política só vai tem um fim quando acontecer uma reforma partidária instituindo entre outros princípios a fidelidade partidária, que poderá enfraquecer os caciques políticos.


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir