Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 21-09-2006

7 de Setembro! E eu com isso?
No dia 7 de setembro levantei cedo, mas bastante contrariado, pois teria que sair de casa para acompanhar o desfile comemorativo pela independ�ncia
7 de Setembro! E eu com isso?

No dia 7 de setembro levantei cedo, mas bastante contrariado, pois teria que sair de casa para acompanhar o desfile comemorativo pela independ�ncia. Como fa�o todos os dias, coloquei �gua de caf� no fogo, e enquanto a �gua fervia fui trocar de roupa e me preparar para ir ao desfile. Depois de arrumado, passei o caf� e desci para comprar o p�o. Ao descer de minha casa encontrei um amigo que foi me perguntando:

- Vai trabalhar hoje?
- Que nada! Vou participar do desfile de 7 de setembro!
- � mesmo? Que furada hem!?
- Pra falar a verdade n�o estou nenhum pouco com vontade de ir, mas tenho de ir!
- Mas espere um pouco!
- � que todos os funcion�rios ter�o de estar presentes, pois � um evento da escola!
- Mas como � isso camarada?
- Todo mundo deve estar presente, pois hoje � dia da independ�ncia!
- Mas que independ�ncia � essa? Se voc� tem que estar presente, mesmo contra vontade?
- � meu amigo, a vida tem dessas coisas!

Nesse instante olhei no rel�gio e percebi que j� estava atrasado. Despedi do amigo e fui pra casa tomar caf�. Cheguei em casa tomei caf� e fui para o desfile. No �nibus a caminho do desfile, sentei ao lado de um garoto uniformizado, que n�o estava com cara de bons amigos. Olhei pra ele e o cumprimentei.

- Bom dia!
- Bom dia que nada!
- Pra onde est� indo todo bonito?
- Estou indo para porcaria do desfile!
- Que isso meu filho? N�o fala assim, pois hoje � um dia muito importante para todos n�s, hoje � dia da nossa independ�ncia!
- E eu com isso?
- Mas ent�o! Por que voc� est� indo desfilar?
- � que estou precisando de ponto, e todo mundo que participar do desfile ir� ganhar tr�s pontos na m�dia do bimestre em qualquer mat�ria que escolher!
- � mesmo?Mas como � isso?
- S� vou participar do desfile porque vou ganhar ponto. Do contr�rio ia ficar em casa assistindo desenho animado!
- Que isso meu filho! 7 de Setembro � uma das datas mais importantes para nossa p�tria!
- 7 de setembro, e eu com isso?

Sem perceber que o �nibus j� se aproximava do local do desfile, o garoto desceu sem se despedir de mim. Ao descer do �nibus fui procurar meus amigos e me organizar. O desfile come�ou, tudo ia muito bem at� que o tempo mudou, e a chuva caiu com for�a atrapalhando um pouco o desfile da minha escola. Em fun��o da chuva tivemos que passar na Avenida rapidamente, pois as roupas dos alunos ficaram encharcadas e ficamos com medo que as crian�as adoecessem. Ao acabar o desfile dirigi-me para casa, pois precisava tirar aquela roupa e tomar um leite quente.

Antes de chegar em casa comecei a pensar nesse 7 de setembro. Do jeito que come�ou n�o poderia acabar bem, mas que de certa forma me fez refletir um pouco sobre v�rios temas importantes. Por exemplo, patriotismo, participa��o, uni�o, liberdade e independ�ncia.

Comecei o dia bastante aborrecido por ter que levantar cedo e participar do desfile, no caminho encontrei uma crian�a que tamb�m estava indo para l� contra vontade. E percebi o quanto n�s adultos somos hip�critas, quando queremos passar uma imagem para as crian�as do que � certo, quando na verdade n�o fazemos o que falamos.

Fico me perguntando o que aconteceu com aquele patriotismo que existia nas escolas, onde toda semana se cantava o Hino Nacional e se respeitava os s�mbolos nacionais, como algo sagrado e inquestion�vel. �s vezes me pergunto, por que nos Estados Unidos o 4 de julho � t�o respeitado e o 7 de Setembro no Brasil, passou ser apenas mais um feriado nacional? A resposta, com certeza, deve estar dentro de cada um de n�s, pois a independ�ncia n�o � algo que se ganha no grito, mas na conquista no dia-a-dia com nosso trabalho e com nossa luta. A diferen�a entre a nossa independ�ncia e a dos Estados Unidos � que eles lutaram, e muitos morreram por ela, e todos passaram a se sentir verdadeiramente independentes. J� no Brasil, muitos morreram por nosso pa�s, sem term o direito de serem tratados como her�is, pois a nossa independ�ncia foi decidida pela elite dominante do nosso pa�s.

Diante dessa realidade, como podemos cobrar de nossas crian�as e de n�s mesmos que amemos nossa p�tria se n�o conhecemos nem o sentido do que � p�tria, do ser patriota? N�s, brasileiros, s� nos lembramos de sermos patriotas de quatro em quatro anos, quando Brasil est� disputando a copa do Mundo. Mas quando o resultado n�o � favor�vel rasgamos camisas, queimamos bandeiras, xingamos os jogadores e prometemos a n�s mesmos que n�o perderemos mais tempo assistindo a Copa do Mundo, pois todos os jogadores para n�s s�o mercen�rios que s� pensam em ganhar dinheiro. N�s esquecemos que eles est�o no mesmo barco e que tamb�m sofrem ao serem xingados. Depois de quatro anos, estaremos novamente animados e torcendo pela Sele��o Brasileira.

O sentimento de p�tria � algo que n�o cultivamos, pois a nossa hist�ria � cheia de fatos obscuros, fatos mal explicados, fatos esses que a elite dominante sempre passou para n�s como verdade absoluta. A nossa hist�ria est� recheada de contos bel�ssimos, de her�is que n�o vieram do meio do povo mas que se diziam do povo.

No dia 7 de Setembro de 1822, o Brasil se torna independente de Portugal, mas ao mesmo tempo n�o abandona a Monarquia e nem acaba com a escravid�o. Enquanto isso em outros pa�ses do mundo o modelo Republicano era adotado e no Brasil a maioria da popula��o continuava sem ter direito de participar das decis�es. Talvez esteja a� uma das raz�es pela falta de participa��o e de consci�ncia C�vica da maioria da popula��o, que n�o v� nessas comemora��es algo de seu interesse.

A nossa gera��o passou por uma das etapas mais duras e cru�is da nossa hist�ria, onde n�o pod�amos expor nossas opini�es com medo de sofrermos retalia��es. Durante o governo Militar foram proibidas organiza��es estudantis e outras entidades que tivesse como objetivo formar opini�es contr�rias aos interesses dos militares. Mesmo assim, muitas pessoas se organizaram e lutaram contra as arbitrariedades promovidas pelos militares. E durante esse per�odo as escolas tinham que cantar o hino nacional todas as semanas e comemorar todas as datas importantes para o governo. Terminou o Regime Militar e essas datas continuam sendo comemoradas, mas com atua��o cada vez menor da popula��o, que n�o v� qual � o sentido de se comemorar algo que n�o sabe do que se trata, pois o verdadeiro sentido de liberdade, n�o esteve nas origens de nossa independ�ncia.

Atualmente a nossa popula��o se v� no meio de um cen�rio pol�tico recheado de fatos que nos envergonha e nos entristece. Basta ligarmos a televis�o, lermos um jornal, uma revista ou mesmo na Internet que encontraremos fatos vergonhosos.

- E n�s como ficamos diante disso tudo?
De boca aberta e com cara de bobo, e nos sentindo cada vez mais impotentes diante de tanta corrup��o e tanta safadeza.

Nesse mesmo dia do desfile, enquanto estava em casa e tomando meu caf�, liguei a TV para assistir o jornal da manh�, foi quando estava passando uma entrevista de um professor de Hist�ria da UFES sobre a import�ncia de eventos como esse, do dia 7 de Setembro. Em sua fala ele ressaltou que o Brasil precisa resgatar o patriotismo que vem sendo perdido. Pois a maioria das crian�as nem mesmo sabe o significado dessa palavra.

Para que possamos ter uma consci�ncia c�vica e patri�tica devemos antes de mais nada, valorizar o ser humano, respeitar os direitos dos cidad�os � dar a todos o direito de conhecer a sua verdadeira hist�ria. Desta forma poderemos come�ar a construir um conceito de p�tria, baseado na verdade e no respeito as diferen�as, pois o nosso pa�s � resultado de uma grande mistura de ra�as, religi�es, credos e costumes. Se um dia isso acontecer quem sabe se o verdadeiro sentido de p�tria possa surgir e n�s possamos nos orgulhar de sermos uma na��o que respeita os seus filhos.

Quando esse dia chegar quem sabe, todos n�s teremos orgulho de participar dos desfiles de 7 de Setembro. Pois, para n�s n�o nos importar� mais as datas e sim o sentido das palavras e o significado dos fatos. Nesse dia terei orgulho de falar para meus filhos e eles para seus filhos. Nesse dia estaremos reescrevendo a nossa hist�ria e n�o mais teremos que nos sentir obrigados a participar de eventos como esse e nem os alunos n�o ter�o mais de participar apenas pra ter notas. Dessa forma ningu�m ter� que dizer:

- 7 de Setembro! E eu com isso?


    Fonte: Reda��o Maratimba.com
 
Por:  Samuel da Silva Vieira    |      Imprimir