Categoria Politica  Noticia Atualizada em 28-09-2006

“Voto Brasileiro”
No próximo Domingo. Os Brasileiros iram percorrer a seu setor eleitoral, para eleger, (Deputado, Senador, Governador e Presidente)
“Voto Brasileiro”
Maratimba.com

No próximo Domingo. Vários Brasileiros iram percorrer a seu setor eleitoral, para eleger, (Deputado, Senador, Governador e Presidente), na qual seu papel, é representar os "direitos do cidadão".

A palavra cidadão que significa, individuo no gozo de seus direitos civis e políticos, que era para ser defendida pelos os "escolhidos" com dignidade, às vezes, foge da regra.

Ao longo de uma pesquisa, de um dos meus trabalhos escolar de filosofia, que seu objetivo era demonstrar "O valor do voto cidadão", compreendido dentro da política, encontrei fragmentos que estão presente no nosso dia a dia.

Em uma alta análise feita, nas chapas partidárias que concorrerão às eleições de Outubro, e de todos os envolvido nos escândalos recentes, a Transparência Brasil exorta o eleitor à não votar em mensaleiros, sanguessugas e implicados em outros escândalos.

Alvos de processos movidos pelo o Ministério Público, indivíduos responsáveis tanto pela distribuição quanto pela recepção de subornos buscam na reeleição proteção contra a justiça. Para essas pessoas e para os partidos que a acolhe, a eleição funcionará como salvo-conduto, para pro questionar o julgamento pelos os seus atos, cabe o eleitor barra-lhes essa saída, negando-lhe seu voto, até que sejam julgados. Caso inocentado, então poderá apresentar-se de cara limpa ao eleitorado. O mesmo vale para os inúmeros políticos que se abrigam nas mais diferentes legendas, estaduais, e que respondem a processos judiciais, todos protegidos pela imunidade parlamentar, por delitos que variam de improbidade administrativa a assassinatos, tráficos de drogas, roubo de cargas, contrabando e um rol de crimes capitulados no código penal.

Pode parecer engraçado, que dentro da política possamos encontrar fábulas, que se paramos para observa é a realidade. O texto "zoológico de Campanha", que se encontra dentro de uma fábula eleitoral, apresentado pelo Chico Alencar (PT-RJ), traz "animais candidatos" e "bichos eleitores" descritos abaixo:

Personagens da Fábula:

Candidatos

Candidato Urso: Em campanha, abraça todo mundo. Depois de eleito, só quer saber de hibernar e de pegar para si os 'favos de mel'.

Candidato Jacaré: É muito falastrão e dissimulado. Gosta de pântano e nunca se sabe o lugar (posição) onde está.

Candidato Porco: Suja a cidade com sua estampa, polui o ar gritando o seu nome. Para ganhar votos, esconde a lama na qual gosta de viver.

Candidato Pavão: Vaidoso e bem arrumadinho, quer impressionar pela beleza exterior. Idéias mesmo são poucas e inconsistentes.

Candidato Cidadão: Tem história de vida limpa, espírito público e honestidade. Não fica trocando de partido por convivência e só quer o voto consciente.

Eleitores

Eleitor Avestruz: Enfia a cabeça em sua 'vidinha', ignora a realidade. Mesmo sem querer, ajuda os políticos corruptos.

Eleitor Cascavel: Tem raiva de política e destila veneno. Age só na emoção, anulando o voto, ou votando em qualquer um, sem critério.

Eleitor Formiga: Só vê o doce, só vota em quem lhe faz agrado. Não cobra o compromisso pelo bem comum.

Eleitor Papagaio: Repete o que houve no rádio ou na TV, sem fazer juízo próprio. Pensa com a cabeça dos outros.

Eleitor Cidadão: vota com a razão e convicção. Sabe que seu voto é capaz de mudar a sociedade e pensa sempre no interesse coletivo.

Na moral da história, Chico Alencar ressalta a importância dos candidatos eleitores cidadãos. Com tudo isso, é possível que a pergunta que o povo Brasileiro se faz na época de eleição, seja concluída com uma resposta concreta? Será que a política do Brasil ainda esta longe de atender as necessidades da população?

Essa é a pergunta que muitas pessoas esperam pela a resposta.

"Voto não tem preço, tem conseqüências".


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir