Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 11-11-2006

Carta aos turistas: Sejam Bem-vindos!
Vem chegando a nossa esta��o mor: enfim o ver�o! J� estamos no hor�rio dele, o comercio gira em torno dele, a praia fervilha de gente bonita, as baladas s�o mais badaladas
Carta aos turistas: Sejam Bem-vindos!

Vem chegando a nossa esta��o mor: enfim o ver�o! J� estamos no hor�rio dele, o comercio gira em torno dele, a praia fervilha de gente bonita, as baladas s�o mais badaladas. Oh, delicia!O corpo mais douradinho, gente correndo e caminhando pela manh� e fim de tarde, que maravilha.

Sejam bem-vindos todos os amantes de Marata�zes e de toda nossa orla sul capixaba! Os amigos de longe v�m chegando, os parentes se alojam em nossas casas, tudo fica mais colorido. Mas, eu, c� fiquei um pouco triste, e vou repartir isso com voc�s. Ao perguntar uma vizinha, se ela ia precisar de uma faxineira para a sua casa, fechada e j� muito suja, disse que tinha uma para indicar, ela me disse: - Tratei com a minha de Cachoeiro. Ai... Tristeza. Fiquei muito, muito triste, nada argumentei e entrei em casa para refletir.

Quando crian�a, ao veranear aqui, meus pais traziam tudo de Cachoeiro. Tudo! Inclusive alimentos. Diziam os tios e avos, eu n�o me lembro valores, que tudo aqui era car�ssimo. Eu, s� lembro que o picol� n�o era... Enfim! Bateu-me certa m�goa. Marata�zes tem profissionais t�o bons em todas as �reas, e n�o precisamos mais de gente de fora para trabalhar aqui. Vivemos do turismo, enquanto os royalties do petr�leo n�o chegam suficientemente.

O que custa dar um servi�o de capina ou pintura, uma faxina, um servi�o de encanamento, uma pequena ou grande obra para um maratimba? Porque essa maldita tradi��o de o que � de fora e melhor?

Se nos informar-mos em lojas de material de constru��o, teremos informa��es de pedreiros, pintores e encanadores competentes. Numa loja de material el�trico, tamb�m. Tem l� algu�m para apontar-lhe um instalador ou eletricista disposto a te ajudar e que precisa de trabalho para sustentar a fam�lia dele!

Se acaso dirigir-se a uma vizinha, indicar� uma auxiliar do lar, uma faxineira, um jardineiro, uma boa cozinheira, e at� onde comprar o melhor peixe! Pra que trazer de fora?
N�s, maratimbas de cora��o ou de nascimento, cuidamos desta praia quando voc� esta trabalhando para o seu sustento, l� na sua cidade. De uma forma ou de outra, contribu�mos (e muito!) para seu ver�o ser o melhor poss�vel! Ent�o, porque n�o utilizar nossa m�o- de- obra, ou comprar coisas em mercados daqui?

Temos lojas de biqu�nis com a mesma qualidade das de fora. Butiques com grifes famosas e mesmos pre�os. Nossos artesanatos enfeitar�o a sua casa e voc� leva de presente a recorda��o! Temos restaurantes self-service de qualidade para encantar o paladar de sua fam�lia. Temos supermercados com infra-estrutura! Pode trazer o seu computador, que temos lojas de inform�tica e t�cnicos competentes!

Queremos o melhor para voc�! Temos oficinas mec�nicas e lavadores de carros excelentes... Dentistas? J� temos um excelente quadro na cidade, inclusive ortodontistas. M�dicos e laborat�rios? Idem.

Por favor, fica aqui o meu pedido... D� valor ao que � nosso! Amamos todos os turistas e vivemos por voc�s, pra voc�s, porque voc�s alegram muito nossas vidas quando chegam! Voc�s s�o o nosso melhor presente de Natal, que se estende at� o carnaval! Voc�s s�o muito importantes para n�s, muito mesmo. Deixe-nos, ao menos para por algum tempo, sermos um pouquinho importante e �til na vida de voc�s tamb�m!

Zuzu Fontes e cachoeirense de nascimento, mas � turista e maratimba o ano inteiro, porque mora aqui e ama essa gente linda.

O beijo da semana vai para minha tia ELIETE FERREIRA GUIMAR�ES, cachoeirense, de onde herdei o bom gosto para designer. Essa minha tia era a modista exclusiva da senhora IN�S COLA, esposa do Sr. Camilo Cola. UM LUXO!


    Fonte: Reda��o Maratimba.com
 
Por:  Zuzu Fontes    |      Imprimir