Categoria Cultura  Noticia Atualizada em 27-11-2006

Patrimônio Histórico
A mais importante relíquia histórica de Itapemirim, foi elevada a Paróquia em 1771, foi comedido por Dom José I, rei de Portugal
Patrimônio Histórico
Maratimba.com

Quem chegar a Vila do Itapemirim, não fica alheios à beleza arquitetônica da Igreja Nossa Senhora do Amparo, construída em 1855. São muitas histórias e lendas que povoam o imaginário popular, a começar pela sua construção.

A mais importante relíquia histórica de Itapemirim, foi elevada a Paróquia em 1771, foi comedido por Dom José I, rei de Portugal a Carta Régia. Passando a dominar todas as comarcas eclesiásticas do sul do Estado. Sua construção foi iniciada em 1847, pelo Frei Capuchinho Paulo Casa Nova. O monumento foi um marco na união da comunidade, diz o Monsenhor Dalton Meneses Penedo, que cedia seus escravos em mutirões.

Acontece um imprevisto, frei Paulo foi designado para o Estado de Sergipe, a igreja ainda estava em construção. Foi colocado um marco na frente da Igreja, com dizeres, já traduzido do Latim:

Deus ótimo e máximo
Dedicamos a construção
Pela Benemerência desse povo.
Padre Paulo Capuchinho, colocou essa pedra no ano de 1883.

A inauguração oficial da Igreja Nossa do Amparo, aconteceu no dia 08 de janeiro de 1885, abençoado pelo Frei Paulo, vindo especialmente para o Evento. Mas, o que gera maior curiosidade aos visitantes e moradores locais, é que a igreja só tem uma torre. O Monsenhor Dalton Penedo, argumenta que as versões se tornaram lendas. Uma diz que se alguém construísse a outra torre morreria. Existem outras, mas a mais delicada conta que o verdadeiro motivo foi o desvio da verba para a construção das torres, realizado por um padre. O Monsenhor informou que essa hipótese é veiculada, mas nunca foi provada.

O professor e historiador, Luciano Rettore Moreno, preconiza que a igreja deveria ser mais divulgada, fazendo parte do turismo religioso, junto com um conjunto de outras igrejas no sul do Estado. Além da importância na história Sacra do Espírito Santo, diz Luciano Moreno, a Igreja Matriz recepcionou o Imperador D. Pedro II e sua comitiva, no salão paroquial, ainda existente, em sua visita a Itapemirim, em 1860. Também propõe o resgate do acervo sacro, levado da Igreja, em 1970, pelo então senador Dirceu Cardoso, que pretendia criar um museu em Muqui, não conseguido e agora falecido, o município poderia pedir suas peças de volta.

"Resgatar a história da centenária Igreja de Nossa Senhora do Amparo, e abrí-la para a visitação, é mostrar toda a beleza de suas peças sacras, seus labirintos e lendas, e principalmente um caminho de muita fé". Disse Luciano Rettore.


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir