Categoria Geral  Noticia Atualizada em 01-12-2006

Mimeógrafo Resiste a Tecnologia
Mimeógrafo essa máquina secular é utilizada até hoje em muitas escolas de Marataízes e Itapemirim
Mimeógrafo Resiste a Tecnologia
Maratimba.com

O mimeógrafo foi inventado por Thomas Edison, em 1887. Usado para fazer cópia de papel escrito, usando um papel estêncil e o álcool.

Essa máquina secular é utilizada até hoje em muitas escolas de Marataízes e Itapemirim. Em plena era tecnológica, os motivos alegados pelas professoras são muitos: de fácil manejo, custo baixo, são os mais citados.

A professora de história Leda Sueli ressalta que os alunos de ensino fundamental, principalmente de 5º e 6º séries tem mais dificuldade de adquirir folhas xerografadas, por isso não dispensa o velho e eficiente aparelho. "O toner, material usado nas maquinas tipo xérox é muito caro", lembrou. A professora de Ciências Verônica Pontes, certifica que o poder aquisitivo dos alunos não permitem certos materiais didáticos que tenham de comprar. "Sinto incomodo para cobrar dos alunos, então lanço mão dele, do infalível mimeógrafo", sentenciou

"Os alunos, em sua maioria, não podem pagar e por outro lado a escola não pode fornecer a folha de xérox, o jeito é recorrer ao velho mas prático mimeógrafo", observou a professora Isis Mirian.

O professor Saulo da Silva Porto diz que apesar de se perder muitas folhas até acertar o ponto, ainda é a única solução realizar uma prova escrita para os alunos. "Estou começando no magistério. Vou me aposentar e o mimeógrafo não sairá de uso".


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir