Categoria Geral  Noticia Atualizada em 10-12-2006

Guanandy está Morrendo
A Lagoa de Guanandy, situada no distrito do Gomes, em Itapemirim está literalmente desaparecendo
Guanandy está Morrendo
Maratimba.com

A Lagoa de Guanandy, situada no distrito do Gomes, em Itapemirim, distante 12 quilômetros do centro está literalmente desaparecendo.

Devido à captação de água que é feita para abastecer os balneários de Itaóca e Itaipava, está com mais de 2 metros abaixo de seu nível normal, comprometendo todo seu eco-sistema ao seu redor.

Situada em área de preservação ambiental (APA), a lagoa agoniza lentamente. Para quem olha da estrada de acesso da lagoa, que também é conhecida como Lagoa das Sete Pontas pela sua forma com braços alagados, não é possível perceber grande diferença na paisagem, mas ao ser observada do outro lado, por onde não há acesso para veículos, o panorama é desolador.

Muitos destes braços desse lado já estão completamente secos, podendo ser atravessados a pé. Os agricultores que moram nas proximidades inclusive já estão utilizando a área seca para cultivar lavouras de feijão, milho, mandioca e abacaxi, aumentando ainda mais a devastação.

Várias espécies de árvores nativas, que têm raízes menos profundas, estão morrendo em virtude do rebaixamento do lençol freático. Nas partes mais rasas, com a penetração da luz solar, aumenta a população de algas que tomam conta do espelho d’água, diminuindo a oxigenação da água, transformando o local em um verdadeiro manguezal e favorecendo a proliferação de peixes, tipo piranha e com isso fazendo desaparecer as espécies mais nobres.

Caso não sejam tomadas providências imediatas no sentido de interromper o processo de degradação, em pouco tempo a Lagoa de Guanandy será apenas saudades em nossas memórias.


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir