Categoria Cultura  Noticia Atualizada em 02-02-2007

Nossa Senhora dos Navegantes
"A tradicional festa de Nossa Senhora dos Navegantes, que acontece no balneário de Barra do Itapemirim, e teve..."
Nossa Senhora dos Navegantes
Foto: José Rubens Brumana

A tradicional festa de Nossa Senhora dos Navegantes, que acontece no balneário de Barra do Itapemirim, e teve seu início no dia 28 do mês passado teve seu ponto alto no dia 2 sexta-feira com a procissão terrestre e queima de fogos, no domingo com a celebração litúrgica pelo Bispo diocesano Dom Célio e logo após a procissão fluvial no rio Itapemirim.

A centenária igreja foi erguida em 41 de novembro de 1889, nesse atual local, doado pela família Rodrigues Soares. A imagem da padroeira toda em madeira, foi trazida de Portugal em 1936, dando início a essa tradição.

Nos primórdios o percurso era realizado por barcos a vela puxado por um rebocador da Navegação Simão Soares indo até a Vila do Itapemirim.

Já motorizada o cortejo também se estendia até Marataízes. No domingo a festa religiosa começa com a romântica Banda Musical, acordando os devotos em alvorada, logo após as 8:00 da manhã o Bispo diocesano Dom Célio celebra uma liturgia, onde em procissão a imagem da padroeira é levada até a embarcação.

Esse ano haverá prêmios para a embarcação mais bem ornamentada. Todo esse festejo e coordenadora pelo padre Evaldo Praça que coordena essa região.


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir