Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 08-03-2007

DIA INTERNACIONAL DA MULHER
Dia 08 de mar�o � o dia dedicado a homenagear mulheres de todo o mundo. Neste dia, do ano de 1857, as oper�rias t�xteis de uma f�brica de Nova Iorque entraram em greve
DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Dia 08 de mar�o � o dia dedicado a homenagear mulheres de todo o mundo. Neste dia, do ano de 1857, as oper�rias t�xteis de uma f�brica de Nova Iorque entraram em greve, ocupando a f�brica, para reivindicarem a redu��o do hor�rio de trabalho de 16 horas para 10 horas por dia. Estas oper�rias que, nas suas 16 horas, recebiam menos de um ter�o do sal�rio dos homens, foram fechadas na f�brica onde, entretanto, se declarara um inc�ndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas.

Em 1910, numa confer�ncia internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem �quelas mulheres, comemorar o dia 8 de Mar�o como "Dia Internacional da Mulher".

As mulheres ocupam um espa�o importante na sociedade, tornando-se, tamb�m, respons�veis pelas mudan�as que ocorrem. A mulher com sua sensibilidade tem o poder de analisar e tra�ar metas que ser�o desempenhadas com o cora��o, sem a for�a e a racionalidade existente no universo masculino.

Em nosso munic�pio as mulheres conseguiram conquistar seus espa�os e v�o ajudando a escrever a hist�ria do Esp�rito Santo. Sejam no judici�rio, legislativo, executivo ou em suas empresas, lares e profiss�es, elas est�o l�, tomando decis�es, opinando e ajudando em diversos aspectos. Cl�ssicas, modernas, recatadas, ousadas, t�midas... l� est�o elas com toda a sua feminilidade interessadas e envolvidas no cotidiano da nossa sociedade.

Para destacar este momento em Marata�zes, na �ltima sess�o ordin�ria (06), a presidente da C�mara, �ris Derlande Gomes do Esp�rito Santo, fez uma bela homenagem �s mulheres presentes, al�m de presentear as presentes com um belo poema. �ris anunciou, ainda, que em abril haver� a uma Sess�o Solene para a entrega do T�tulo "Mulher
Destaque" em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Os bons tempos est�o de volta � C�mara de Marata�zes. Desde a �poca da ex-vereadora Dilc�a Marvila o legislativo n�o vive momentos t�o especiais como este.

� todas as mulheres, o nosso carinho neste dia, afinal de contas sei o quanto � dif�cil conquistar um espa�o neste mundo, mas lembre-se, n�o � imposs�vel. Estamos aqui n�o para medir esfor�os com os homens, mas para vivermos em comunh�o com eles.

N�s n�o somos mais e nem menos... somos mulheres! Parab�ns!


    Fonte: Gleice Campos - Jornal O Litoral
 
Por:  Gleice Campos    |      Imprimir