Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 14-03-2007

S.O.S. BOCA DE ESPUMA (II)
Muito se fala em “salvar” o Trapiche e o Palácio das Águias ali no porto da Barra (Marataízes, ES), mas pouco ou nada se fala em “salvar” o BOCA DE ESPUMA
S.O.S. BOCA DE ESPUMA (II)

Muito se fala em "salvar" o Trapiche e o Palácio das Águias ali no porto da Barra (Marataízes, ES), mas pouco ou nada se fala em "salvar" o BOCA DE ESPUMA – que é cultural e historicamente muito mais importante que os dois monumentos citados, é ali no BOCA DE ESPUMA que historiadores podem apreciar verdadeiros monumentos como a "minha prima" Nani, a Andréa "cabeleireira", a Ziani e outras, muitas outras (uma em especial que não podemos falar, pois é "casada" com um amigo nosso, e não cobiçamos a mulher do próximo porque ele tá sempre próximo!).

Conta a lenda, e porque lenda, verdadeira, que Kilb, o proprietário, teve uma visão, ele ainda não usava óculos, na qual ele lideraria um time de futebol que ganharia títulos e mais títulos – todos devidamente protestados! Felizmente, a profecia não se concretizou no que diz aos títulos, mas o time tá lá, igual o meu Estrela (o maior time de Cachoeiro de Itapemirim, até mesmo porque só tem ele!): só trazendo alegrias, quando não é pra nós, é pros outros, mas sempre alegria.

Kilb, como todos sabem, é de origem árabe assim como a Esfiha, a Kafta, o Tabule e o Charuto de Repolho. O BOCA DE ESPUMA como todo bom ambiente árabe é cheio de sabedoria (em arabesco: abobrinha recheada) e misticismo, ali tem uma pimenta miraculosa (maktub). Eu vi e ouvi um mudo, com os olhos cheios de lágrimas de emoção, falar, quase gritando: [email protected]@r*l que pipi... pipi...mementa fifi..fifilhá...da..pupu...t@!!!" e correr na direção do extintor de incêndios. Todos os presentes ficaram maravilhados com o acontecido!

Desse dia em diante o BOCA DE ESPUMA virou point de romaria e peregrinações com políticos fazendo promessas pra ganhar eleições, machos buscando mulher, maridos, noivos e namorados fazendo juras de fidelidade às suas rádio-patroas, fêmeas buscando sorte no amor e um homem fiel, gays e cornos buscando consolos, crentes e ateus (atôas) buscando salvação, todos em busca de soluções para seus conflitos interiores e exteriores. Ali perpassam discussões que, geralmente, mudam o modo de pensar e agir do mundo em seu todo, por exemplo: a revogação da Lei da Gravidade, a explicação para a queda do pão sempre com a manteiga para baixo e se o melhor movimento feminino é ou não o dos quadris etc.

Alô Srs. Prefeito, Governador, Presidente da Câmara, do Senado e do Brasil: S.O.S. BOCA DE ESPUMA! Patrimônio histórico universal!


    Fonte: O Autor
 
Por:  Manoel Manhães    |      Imprimir