Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 22-03-2007

LITERATURA É O MELHOR REMÉDIO
Inspirada nos grandes nomes, hoje me vi obrigada a dizer que a literatura é uma terapia que precisa ser descoberta pelos brasileiros, e com grande urgência
LITERATURA É O MELHOR REMÉDIO

Inspirada nos grandes nomes, hoje me vi obrigada a dizer que a literatura é uma terapia que precisa ser descoberta pelos brasileiros, e com grande urgência. É impossível pensar que existem milhões de brasileiros que nada sabem sobre os grandes nomes da literatura e nem ao menos sabem o que ABL significa.

Nossa que gostoso é criar rimas, quem dera que nossas escolas incentivassem nas aulas de português a criação de textos com rimas, pois incentiva a criatividade, aumenta o vocabulário, aprendemos a molejar verbalmente, e trabalhamos a memória e o conhecimento, tudo isso ao mesmo tempo e ainda criamos obra de arte:

Assim, com rima.... vamos ver no que daria:

Ao chupar laranja lima,
fecho os olhos e fico a ver,
uma mistura de rima
e aumento meu saber

vou brincando com as palavras
junto aqui, tiro de lá,
se você é bem macabra,
você vai se apaixonar

Fazer mágica é muito fácil
Fazer rimas não é não
tem que ter muita leitura, viu?!
Tem que ter muita emoção

Se você sabe escrever,
Preste muita atenção,
pegue uma folha e caneta e
libere a emoção... :-)

Opa! Já criei uma coisinha, deu para perceber? Tem gente que prefere inventar estórias, o que também é bem legal, a imaginação não tem limites e você vai descobrindo e criando novos mundos e realidades, sem contar que quem escreve bem tem boas chances de se dar bem no vestibular mais tarde, e você quer ir bem longe não é mesmo?

Muitas das vezes é necessário pesquisar num dicionário, para não ficar repetitivo, mas até isso é legal, o seu idioma tem tantos "verbos" lindos que precisam ser descobertos, - verbos? ... é um sinônimo para "palavras", tudo isso dá um trabalhão, eu sei, mas no final você vai ficar satisfeito com o resultado.

Falar bonito é uma obra de arte, dizer o que realmente queremos também, isso já dizia Graciliano Ramos, opa! Se você nem sabe quem é esse ai, nossa ... vai correndo numa livraria pertinho de sua casa e sem nenhuma vergonha, pegue um dos livrinhos da estante e começa a ler, na dúvida, pergunte ao vendedor sobre alguma obra do Ramos, você vai se impressionar.

Se o dinheiro tá curto, tem os sebos, locais que vendem livros usados, lembre-se livro é algo de valor. Ou as diversas bibliotecas, ou em último caso, quem sabe o vizinho tem algo bacana para te emprestar, hein? Não é necessário ler muitos, ler poucos e bem escolhidos, já é um bom começo, e rele-los, sei de alguém que dizia isso e tem toda a razão, reler... porque a releitura aumenta a capacidade de busca.

"Deve-se ler pouco e reler muito. Há uns poucos livros totais, três ou quatro, que nos salvam ou que nos perdem. É preciso relê-los, sempre e sempre, com obtusa pertinácia. E, no entanto, o leitor se desgasta, se esvai, em milhares de livros mais áridos do que três desertos." Nelson Rodrigues

Quero hoje, caríssimo leitor, alertá-lo para a extrema necessidade de leitura, sim a literatura é o melhor remédio que dispomos para despertar a nossa nação, é prazeroso, não tem contra-indicação, é indicado para todas as idades, é silencioso, portanto não perturba o seu vizinho, é instrutivo, tendo em vista que aumenta o saber, treina o idioma e aumenta a cultura. Desligue a TV, vá ler um livro.

Alias, depois dessa dica, não se apavore, caso o seu próximo ande sempre com caneta não mão, fazendo rimas por esse Brasil a fora. Se fizer alguma legal, manda para mim, terei o prazer de colocar aqui na coluna. Estou à espera! Sds.

Olivia Barros


    Fonte: A Autora - Direto da Alemanha
 
Por:  Olivia Barros Miranda    |      Imprimir