Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 23-03-2007

PROTEÇíO DA COSTA
Desde a minha participação no curso e também dentro das atividades que desenvolvo no INCAPER, procurei desenvolver atividade nesta área, saindo da teoria para a pratica.
PROTEÇíO DA COSTA
Foto: Ercília Bueno Bassani

Em matéria vinculada neste site, foi informada a minha participação como professora e facilitadora do CURSO DE EAD – Agroecologia - Universidade de BEKERLEY – CALIFORNIA – MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário, SOCA- Sociedade Latino Americana de Agroecologia e REDCAPA.

Desde a minha participação no curso e também dentro das atividades que desenvolvo no INCAPER, procurei desenvolver atividade nesta área, saindo da teoria para a prática.

Ademais a Agroecologia, como ciência integradora reconhece e se nutre dos saberes, conhecimentos e experiências dos agricultores(as), dos povos indígenas, dos povos da floresta, dos pescadores(as), das comunidades quilombolas, bem como dos demais atores sociais envolvidos em processos de desenvolvimento sustentável , incorporando o potencial endógeno, isto é, presente no "local".

No enfoque agroecológico o potencial endógeno constitui um elemento fundamental e ponto de partida de qualquer projeto de transição agroecológica, na medida em que auxilia na aprendizagem sobre os fatores socioculturais e agroecossistêmicos que constituem as bases estratégicas de qualquer iniciativa de desenvolvimento sustentável ou de desenho de agroecossistemas que visem alcançar patamares crescentes de sustentabilidade.

Temos visto a cada ano que passa como o mar esta tomando seu espaço, e também vemos que às vezes, tentativa julgada tecnicamente correta na contenção do mar, não tem funcionado a contento.

Partindo de um dos princípios que procura valorizar a cultura e as pessoas do local, resolvi colocar em pratica o que uma pescadora me disse em relação às plantas e ao mar, e começar de frente de minha casa. O que foi colocado é que onde tem esta vegetação (preciso aprender o nome destas plantas, que são mais ou menos 8 espécies , me ajudem os biólogos e agrônomos) há um respeito , um pacto da natureza . Onde tem a raiz da planta o mar não entra - PÁRA ALI.

Há 2 anos semeei , peguei mudas da área com plantas ao lado , e as cuidei como a um tesouro. Na ressaca do mar no ano passado, o mar levou tudo ao redor, e onde as plantas estavam, nem um grão de areia foi tocado. Neste ano, as plantas cresceram e o fato se repete. De novo, o mar veio, arrancou pedras, derrubou parte da rampa e rodeou com carinho a parte das plantas !!!!!!!!!!! Está aqui na PRAIA DA BARRA pra todos verem !!! Tenho cuidado com carinho, toda semana retirando o lixo que as pessoas teimam em deixar como rastro do caminho !!!

E quero que este exemplo sirva para os que tem amor a vida, comecem a cuidar um pouco mais e a ouvir e a colocar em pratica pequenas coisas que venham ajudar na sustentabilidade do planeta. A coleta de sementes por pessoas de outros municipios e ate mesmo dos daqui, tem influenciado na vegetação da beira da praia, os entulhos que são jogados também pela população nesta vegetação, animais que são colocados ali para pastar, poderiam evitar danos e contribuir para o retorno daquilo que antes sempre esteve aqui !!! PLANTAS , TERRA , AGUA , SOL E MAR !!!!

Vamos a cada dia tomar conciencia que de cada um de nós depende a vida do planeta !!
PENSE NISTO !!!!!!!!!!!!!!


    Fonte: A Autora
 
Por:  Ercilia Bueno Bassani    |      Imprimir