Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 02-04-2007

NOVELAS MARATIMBAS
fiquei pensando a respeito dessa novela que se transformou o problema da recupera��o da orla da praia principal de Marata�zes
NOVELAS MARATIMBAS

Lendo o �ltimo artigo da Ivilisi - "�ltimas Not�cias de Marata�zes" - fiquei pensando a respeito dessa novela que se transformou o problema da recupera��o da orla da praia principal de Marata�zes, assim como a retirada da peixaria dali da extremidade norte da praia, obras essas que, a meu ver, se integram de forma indissol�vel.

Seria bom que essa aventada intermedia��o do Deputado H�rcules da Silveira tivesse efeito, pois as obras de recupera��o da orla e retirada da peixaria s�o assuntos que interessam � toda comunidade, pela sua import�ncia �bvia.

Ali�s, � p�blico e not�rio o interesse p�blico na solu��o desse problema cr�nico da cidade. Todavia, causa espanto ver esse interesse p�blico trope�ando no interesse de particulares, onde tem at� o dedo de membros do Minist�rio P�blico Estadual, fazendo o conhecido "recurso auricular" com os ju�zes, conseguindo atravancar a desapropria��o, que � bem simples do ponto de vista t�cnico-processual.

Daqui de longe o que d� para sentir � a boa vontade e o esfor�o do Toninho esbarrando com a inoper�ncia de alguns nesse assunto, que mereceria uma aten��o mais cuidadosa, eficaz e profissional.

Para se ter uma id�ia da diferen�a de abordagem de assuntos dessa estirpe, aqui em Bras�lia, quando o interesse p�blico � gritante, a administra��o p�blica vai l� e faz, e quem se sentir prejudicado que v� procurar o Judici�rio.

At� um pr�dio do vice-governador est� sendo implodido aqui em Bras�lia, por estar em desacordo com as normas de gabarito de constru��o, pagando-se ao pool de propriet�rios pre�o justo de mercado e nada mais.

Mesmo sem a menor pretens�o de dar aula, � importante dizer que em todos os atos da administra��o p�blica se presume a exist�ncia de interesse p�blico, al�m de obedi�ncia aos princ�pios da moralidade, da impessoalidade, o moderno da efici�ncia, dentre outros.

Entretanto, essa novela da desapropria��o das casas para transferir a peixaria est� sendo digna at� de riso, ante o desenrolar (?) do processo de desapropria��o, revelando uma inefici�ncia que torna invis�vel toda a boa-vontade e boa-f� em resolver o assunto.

Um adjetivo que nunca me coube � o de pessimista, mas ultimamente venho sendo � realista, ao ver meus sonhos de que Marata�zes se transforme num lugar pr�spero se perderem na bruma da desilus�o com o que vem ocorrendo nos corredores e salas do antigo Dep�sito do Roberto, louvando, � claro, o trabalho e dedica��o de alguns abnegados, que prefiro por ora n�o citar nomes para n�o cometer injusti�as por conta de algum esquecimento involunt�rio.

Mesmo diante desse quadro cinza, continuo a encarnar o adjetivo de otimista e sou ainda cr�dulo na boa-f� das pessoas. E s� por isso deposito ainda meu voto de confian�a na atual administra��o municipal, acreditando ainda que os problemas aqui abordados sejam resolvidos de forma c�lere e eficaz.

E que Deus ilumine as cabe�as pensantes do nosso lugar. Abra�os a todos!


    Fonte: O Autor
 
Por:  Ronald Mignone    |      Imprimir