Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 12-04-2007

RESSUSCITA O QUE?
O Fant�stico do domingo de p�scoa apresentou uma mat�ria sobre a ressurrei��o de Jesus.
RESSUSCITA O QUE?

O Fant�stico do domingo de p�scoa apresentou uma mat�ria sobre a ressurrei��o de Jesus. A partir de uma pesquisa que um ex-padre faz sobre narrativas religiosas, afirma-se que as passagens dos evangelhos que versam sobre as "apari��es" do ressuscitado aos disc�pulos s�o, na verdade, met�foras.

John Hick, te�logo cat�lico norte-americano, j� havia escrito o seu pol�mico livro "A met�fora do Deus encarnado", em que afirma que Jesus "pode ser interpretado" como encarna��o de Deus, mas n�o no sentido literal da palavra... e por a� j� se podem tirar conclus�es mil...

Alguns meses atr�s, uma urna funer�ria foi descoberta em Jerusal�m com dados de uns tais Jesus, Jos� e Maria. O cineasta, sem nem disfar�ar suas inten��es de reality show, apresentou o que seria a prova de que Jesus n�o ressuscitou assim, assim, como a Igreja sempre ensinou.

A tese - que tem cada vez mais pretens�es de s�ntese - � a seguinte: como o te�logo Renold J. Blank tem ensinado nos seus livros que v�m fazendo carreira nos semin�rios cat�licos brasileiros, a ressurrei��o se d� no instante mesmo da morte e � fen�meno puramente espiritual, sem qualquer liga��o s�ria com o corpo material.

Sendo assim, todos devem ficar bem e ningu�m precisa pular do telhado como aquele padre-cientista do filme "O Corpo": a Igreja s� precisa reconhecer que n�o pode ser levada ao p� da letra quando ela entoa aleluias, e que a B�blia � t�o real ao narrar Jesus quanto ao falar do sol que parou sobre Josu�.

Mas, afinal de contas, qual � mesmo a doutrina da Igreja acerca da ressurrei��o dos mortos? O que teria acontecido naquela madrugada de domingo no sepulcro novo que Jos� de Arimat�ia arranjou para sepultar Jesus de Nazar�?

O drama � que a revolu��o da not�cia dada pelas mulheres e confirmada pelos ap�stolos e pelos disc�pulos de Ema�s n�o est� dispon�vel para satisfa��o de uma curiosidade. Aqui o cristianismo est� bem em sintonia com a condi��o p�s-moderna: n�o � poss�vel responder a isso sem fazer "experi�ncia" com esse an�ncio.

N�o � � toa que o primeiro nome da seita dos crist�os era "Caminho". E um caminho n�o se conhece sen�o caminhando...

Se a Igreja estivesse disposta a entrar na briga, talvez ela devesse apelar para o "santo sud�rio", rel�quia que a pr�pria NASA estudou e que seria o len�ol que envolveu o cad�ver de Jesus quando teria acontecido o fen�meno nuclear que o fez transcender as leis da natureza e ganhar outra dimens�o... Mas a Igreja sabe que seu papel n�o � provar para os cientistas que a ressurrei��o � uma verdade cient�fica; antes, o que ela quer � anunciar �s pessoas de hoje que n�o � a verdade do laborat�rio que preenche o cora��o humano de sentido e alegria.

Enfim, o que o cristianismo est� propondo a cada ano na p�scoa n�o � uma teoria que afronta a intelig�ncia p�s-moderna, mas uma experi�ncia com Algu�m que s� no encontro pessoal se pode perceber se est� vivo ou n�o.


    Fonte: O Autor
 
Por:  Juliano Ribeiro Almeida    |      Imprimir