Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 02-05-2007

Tercelino, orgulho de nossa terra
Marataízes se orgulha de seu filho ilustre, o médico ortopedista Tercelino Hauttequest Neto, que é referência na medicina
Tercelino, orgulho de nossa terra
Tercelino à esquerda e seu sobrinho Marcos

Marataízes pode se orgulhar de ter mais um campeão nativo. O primeiro é o campeoníssimo Fabio Luiz Magalhães nas areias do mundo. O segundo é o médico ortopedista Tercelino Hauttequest Neto que detém o titulo de maior operador em cirurgias de fêmur da América Latina.

Esse abnegado pela profissão chega a ficar num centro cirúrgico por mais de quatorze horas seguidas atingindo a marca de doze cirurgias dia, oitenta por mês, cerca de mil e duzentos pacientes mensais.

Essa rotina se mantém de segunda a quinta-feira. Doutor Tercelino opera nos Hospitais dos Acidentados, em Vitória e na Santa Casa e UNIMED, em Cachoeiro do Itapemirim. Divide o seu sucesso com sua equipe que permite uma retaguarda eficiente e profissional.

O médico ortopedista se especializou num tipo de cirurgia chamada de Técnica de Redução de Fraturas Minimamente Invasiva. Isso permite que pacientes que antes sofriam até oito meses na recuperação da fratura no fêmur , agora em um mês possam voltar a rotina diária.

Devido a esse aprimoramento foi convidado para apresentar o seu método na Alemanha, na cidade de Nuremberg, onde essa técnica foi criada. Também já foi convidado para palestras em congressos médicos na Argentina, Paraguai e nos Estados Unidos da América.

Das cirurgias que realizam a sua grande maioria é devido a acidente de moto e com idosos que fraturam o fêmur. "As pessoas estão vivendo mais, por essa causa existem tantos acidentes com esses idosos", explicou. Pediu ainda que os jovens sejam mais prudentes e evitem correr tanto em suas motos.

Quanto a prevenção contra a osteoporose sugeriu uma boa alimentação, rica principalmente em cálcio e exercícios físicos regulares.


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir