Categoria Ecologia  Noticia Atualizada em 10-05-2007

Aquecimento Global
As nações industrializadas devem assumir a responsabilidade por ter "enchido a atmosfera" e trabalhar para revigorar a luta contra a poluição
Aquecimento Global

NAÇÕES UNIDAS - As nações industrializadas devem assumir a responsabilidade por ter "enchido a atmosfera" e trabalhar para revigorar a luta contra a poluição, disse um novo representante nomeado pela ONU para tartar da questão da mudança climática. A ex-primeira-ministra da Noruega Gro Harlem Brundtland disse que a relação desigual entre países industrializados e em desenvolvimento está "no cerne do problema" da mudança climática.

"Nós, nações industrializadas, temos de assumir a maior responsabilidade", disse ela. "Somos quem encheu a atmosfera. Devemos arcar com a maior responsabilidade em reduzir as emissões". Brundtland, que é um dos três novos enviados especiais nomeados pelo secretário-geral Ban Ki-moon, falou durante uma conferência sobre desenvolvimento sustentável na sede da ONU, em Nova York.

A conferência desta quarta-feira, 9, marca os 20 anos da publicação de uma pesquisa da ONU sobre o impacto ambiental do crescimento industrial. Segundo Brundtland, hoje "eliminou-se a dúvida" quanto aos efeitos dos combustíveis fósseis e das emissões de carbono.

"É irresponsável, temerário e profundamente amoral questionar a seriedade da situação", disse ela. "O tempo do diagnóstico acabou. O tempo de agir é agora".

Brundtland disse que a degradação ambiental pode ser enfrentada em escala nacional, mas só poderá ser resolvida com uma ampla cooperação na comunidade internacional.



Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir