Categoria Religião  Noticia Atualizada em 12-05-2007

Bento XVI chegou ao Santuário Nacional
Bento XVI chegou às 18h04 ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, onde conduzirá a oração do Santo Rosário
Bento XVI chegou ao Santuário Nacional
Foto: G1

Bento XVI chegou às 18h04 deste sábado (12) ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, onde conduzirá a oração do Santo Rosário. O Papa havia deixado o Seminário Bom Jesus às 17h52, sete minutos atrasado em relação à programação oficial divulgada pelo Vaticano. Foi a primeira vez que a programação atrasou: todos os eventos com o Papa, desde que ele chegou ao Brasil, na quarta-feira (9), estavam adiantados.

Comente esta notícia

Os portões do Santuário foram abertos por volta das 15h para a entrada do público que acompanhará a oração. Quem entrou no local foi obrigado, antes, a passar por um detector de metais. Depois de passarem pelo sistema de segurança, os fiéis e integrantes da Igreja que aguardavam na fila correram para pegar os melhores lugares na Basílica. Para andar mais rápido, muitas freiras chegavam a levantar um pouco a barra de suas vestimentas, conhecidas como hábito. 

Foto: TV Globo
Papa Bento XVI no Santuário de Aparecida (Foto: Reprodução/TV Globo)

Muitas pessoas, na maioria seminaristas, levaram violões para entreter os colegas na fila para entrar no Santuário. Os instrumentos musicais, no entanto, foram barrados pelos seguranças.

Filas

Jovens seminaristas, religiosos e leigos fizeram fila nas duas entradas do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida desde o começo da manhã para participar da oração do Santo Rosário.

Nas filas, protegidos do sol por guarda-chuvas ou cabanas improvisadas com cobertores, o maior receio dos fiéis era não conseguir um dos 46 mil lugares que estarão disponíveis dentro do templo.

"Será que vou conseguir entrar mesmo?", perguntou a mineira Dora Drummond, de 29 anos. Junto com um grupo de Ituiutaba, do Triângulo Mineiro, ela ocupava a primeira posição em frente aos portões de acesso ao Santuário. Dora se mostrava também preocupada com os outros fiéis que aguardavam na fila: "tem muita gente aí atrás?"

A participação no Rosário, que será dedicado aos seminaristas e religiosos da Igreja Católica, é aberta. Não houve distribuição de senhas ou passes nem mesmo para os integrantes da Igreja. Do lado de fora do templo, no entanto, os padres e seminaristas eram a maioria. Eles defenderam este tipo de oração, que é considerado cansativo por fiéis que não são devotos de Maria.
 

O Rosário é composto, desde 2002, de um conjunto de quatro terços. Durante a oração de cada um destes terços (assim chamados porque, até a mudança promovida pelo Papa João Paulo II, três terços completavam um Rosário), o católico recita 50 Aves-Marias e 5 Pai Nossos. Cada conjunto de 10 Aves-Marias e um Pai Nosso representa um tema específico da Bíblia, chamado de mistério.

"Apesar de ser um pouquinho chato, talvez, é o melhor caminho para se chegar a Deus", defende o seminarista Delammey Vidal, de 16 anos. O adolescente acompanha outros 200 integrantes da Congregação dos Legionários de Cristo. "Conversar com Deus não é simples. Não é súbito. O terço é um misto de orações que facilitam isso."

A católica Maria Elza Rocha da Silva, de 59 anos, mesmo gripada, aguardava na fila lendo o livro "O Sal da Terra", escrito pelo então cardeal Joseph Ratzinger, hoje o Papa Bento XVI. "O terço é uma oração muito forte", afirma Maria Elza, que mora em Osasco, na Grande São Paulo. Ela disse que, se não conseguir entrar na Basílica, manterá o mesmo entusiasmo. "Teremos telões aqui (instalados no pátio da Basílica), e vai ter o coração, que é a maior tela que existe".



Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir