Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 01-06-2007

VIDA: UM MISTÉRIO GOZOSO
Hoje a Igreja celebra a festa da Visitação de Nossa Senhora. Esta cena está descrita em Lc 1,39-45, e é contemplada no segundo mistério gozoso do santo rosário
VIDA: UM MISTÉRIO GOZOSO

Hoje a Igreja celebra a festa da Visitação de Nossa Senhora. Esta cena está descrita em Lc 1,39-45, e é contemplada no segundo mistério gozoso do santo rosário. Diz o Evangelho que a Virgem Maria, "naqueles dias" em que o anjo lhe anunciou o desígnio da Encarnação em seu ventre imaculado, "pôs-se a caminho para a região montanhosa, dirigindo-se apressadamente a uma cidade de Judá. Entrou na casa de Zacarias e saudou Isabel". O médico Lucas, autor deste texto, nos apresenta uma mulher que acaba de ser fecundada.

Numa leitura narrativa, podemos imaginar que o que havia de especial em Maria, o que fez com que Isabel ficasse repleta do Espírito Santo ao ouvir a saudação de sua parenta não passava de um embrião de alguns dias. E eis que Isabel já exprime: "Bendita és tu entre as mulheres e bendito o fruto do teu ventre!". Há vida humana no útero de Maria! Há uma pessoa em potencial. E a presença desta humanidade é a encarnação da divindade.

A Igreja Católica tem uma convicção que não é simplesmente biomédica e também transcende o campo da ética: a vida humana é sagrada desde o primeiro instante, já na fecundação, e isso independe de quaisquer condições: riscos, traumas, rejeições, defeitos, violências, imaturidade, miséria etc.

Maria já é considerada por Isabel a "mãe do Senhor", antes de qualquer desenvolvimento celular. É uma questão de fé. Por isso, cristãos não podem ser a favor da morte de fetos ou embriões, nem sob o argumento de que aquilo ainda não é vida humana propriamente dita (pois isso é uma mentira!), nem sob o argumento de que a mulher tem "autonomia" sobre o próprio corpo (ainda se tivesse, o embrião já não é inteiramente seu corpo, até porque já possui o código genético de outro corpo humano, o do pai), nem sob a teoria esfarrapada e eugênica do "mal menor" (como se os filhos de pobres tivessem menos direito de viver do que os de ricos, ou os que são frutos de violência tivessem menos direito de nascer do que os que são frutos do verdadeiro amor).

Que a Virgem Maria e Santa Isabel intercedam pelos responsáveis pelas decisões políticas. Que o Senhor Jesus Cristo e seu parente São João Batista, que escaparam da mentalidade abortista deste mundo, sejam colocados diante dos que defendem e praticam o aborto e os convença da verdade acerca da vida humana. Amém.

    Fonte: O Autor
 
Por:  Juliano Ribeiro Almeida    |      Imprimir