Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 02-06-2007

ASSOREAMENTO DO RIO ITAPEMIRIM
Assoreamento do Rio Itapemirim coloca em risco a vida de pescadores que passam diariamente pelo local
ASSOREAMENTO DO RIO ITAPEMIRIM
Foto: José Rubens Brumana

A foz do Rio Itapemirim encontra-se cada vez mais estreito devido o constante assoreamento. Os barcos das comunidades pesqueiras da Barra do Itapemirim em Marataízes e do Pontal fazem um verdadeiro malabarismo para atravessar o local. Muitos já se acidentaram.

Em época de vazante se atravessa a pé o seu leito. Também se pode observar uma cena inusitada: jogo de futebol no meio do seu leito. Esse problema se arrasta desde o período que construíram um espigão modificando o fluxo normal do manancial.

Essa obra que começou na década de 60 do século passado serviria para o escoamento do minério vindo de Minas Gerais. Sim a Samarco seria aqui, mas nossos políticos não se articularam e perdemos essa importante obra para Anchieta. Mas isso é outra história. Não adianta chorar o "leite derramado", ou melhor, o minério desviado.

A comunidade do Pontal, já perdeu cerca de 200 metros de suas terras com esse assoreamento. Numa grande enchente essa comunidade pode desaparecer. São estudos e observações pessoais.

Uma solução para resolver esse sério problema de agressão ecológica é usando a experiência do Corpo de Fuzileiros Navais para implodir esses amontoados de pedras e retirando-as do local. Com essa medida o Rio Itapemirim ganharia de volta a sua foz que foi interrompida um dia para uma obra que nunca saiu do papel.


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir