Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 04-06-2007

DEUS E OS IDIOTAS
“As viagens de avião servem, entre outras coisas, para reforçar a antiga tese de Voltaire sobre a preferência de Deus pelos idiotas, haja vista tê-los criado..."
DEUS E OS IDIOTAS

"As viagens de avião servem, entre outras coisas, para reforçar a antiga tese de Voltaire sobre a preferência de Deus pelos idiotas, haja vista tê-los criado em muito maior quantidade. Voltaire, que nem de trem viajava, não viveu para ver o bando de idiotas que se levanta antes da aeronave terminar de taxiar na pista. Arriscam-se, idiotas que são, a desabarem uns sobre os outros no caso de um freio inesperado na manobra final, junto aos fingers.

Sem querer me comparar a Voltaire, mas disposto a modernizar a brilhante e comprovadíssima tese do pensador francês sobre a maioria idiota, vou mais além. Por desfrutarem do status de maioria, os idiotas têm o poder de influenciar, sobretudo, os passageiros estressados. Porque, como todos sabem, o estresse é um fator de idiotização social de grande eficácia. Tanto que, nos aeroportos, basta que uma voz esganiçada anuncie chamadas para vôos domésticos e logo começam as turbas a correr aos portões de embarque, assim como refugiados famintos atacam comboios da ONU em países da África.

Isso quando já não estão lá, em fila indiana, por medida preventiva. Amargam, em pé, uma espera sem sentido, com bilhetes de poltronas marcadas nas mãos, os idiotas, por até meia hora antes do vôo. Brigam, em última instância, para entrar primeiro no avião! Mais ainda: o fazem para encarar outra fila, a do finger, esta, sem ar condicionado, e, em seguida, ficar com cara de panaca, sentado naquelas cadeirinhas estreitas, olhando os demais passageiros entrarem na aeronave.

Ah, os idiotas.

Uma vez acondicionados no avião, há os idiotas que se ocupam em achar o melhor lugar para a bagagem de mão, que nem sempre é o maleiro imediatamente acima dele. É hábito corrente entre eles o de não despachar bagagem alguma, mas separá-las em diversas malas e embalagens menores, carregadas como fardos de capim corredor adentro. E por que não despacham as bagagens? Para evitar as esteiras de malas e sair correndo do aeroporto, ainda que, para tal, tenham que circular entulhados de mochilas, maletas, sacolas e berimbaus.

Assim que o avião aterrissa, os idiotas fazem questão de desatar os cintos de segurança e se levantarem, justamente, quando os comissários anunciam que ninguém deve desatar os cintos e se levantar até que a aeronave esteja completamente estacionada no pátio. Não interessa. Para o idiota, é fundamental se levantar primeiro, correr para pegar as bagagens de mão e, depois, passar vinte minutos em pé, com o pescoço dobrado entre o espaço da poltrona e o bagageiro interno, esperando as portas serem abertas.

São vinte minutos espremidos, arrancando as bagagens de mão por sobre os concorrentes. Uns ficam ofegantes, outros estabelecem diálogos bizarros enquanto apressam-se em buscar uma vaga no corredor. - Vai, bem, levanta senão a gente sai por último! - E qual o problema? - O problema é que eu não quero ser a última a sair do avião!

Eis ali, um pobre marido, monstro da minoria, a questionar as razões dos idiotas. Afinal, qual o problema de ser o último a sair de um avião parado no pátio? Não é melhor ficar confortavelmente sentado até que as portas sejam abertas e a saída seja autorizada pelos comissários? Eu mesmo adoro fazer uma sacanagem. Sento na poltrona do corredor (ou na do meio, se não der) e, assim que o avião pára, não mexo um único músculo. Fico ali, sentadão, olhando para frente. O idiota sentado na poltrona da janela começa a enlouquecer. "-Você vai descer aqui?" Silêncio. "-Com licença, o senhor vai descer aqui?’ Silêncio. "-Escuta, eu preciso descer aqui!" "–Eu também. Só estou esperando os comissários abrirem a porta e autorizarem a saída".

Diante de tamanho cinismo, os idiotas, ou se resignam, ou pulam por cima de mim. Já de celular ligado. Em todo caso, é sempre um prazer ver um idiota em apuros."


Fonte: O Autor
 
Por:  Manoel Manhães    |      Imprimir