Categoria Cultura  Noticia Atualizada em 14-06-2007

Homenagem a Domingos José Martins
Alunos foram ao local conhecido por Quartéis, no litoral de Marataízes homenagear o grande revolucionário capixaba
Homenagem a Domingos José Martins
Foto: José Rubens Brumana

Um grupo de alunos e professores da EEEFM "Domingos José Martins", foi até o local, conhecido por Quartéis, no litoral de Marataízes homenagear o grande revolucionário capixaba e maratimba: Domingos José Martins.

Foi lido pelo professor Edmilson Nascimento um cordel tendo como autora Kátia Bóbbio Lima, onde narra em versos rimados toda a sua trajetória de vida e gloria. Esse herói que pagou com a vida o desejo de ver o Brasil livre de Portugal, e comparado pela importância dentro do movimento libertador a Tiradentes.

Em sua terra natal, agora Marataízes, nem uma homenagem oficial ao seu mais nobre filho. Em Itapemirim, um busto homenageia o grande revolucionário na entrada da sede do município. Por vários lugares existem feriados como em Domingos Martins no Estado e na capital pernambucana Recife e Itapemirim.

No local onde seu pai Joaquim José Martins trabalhou num quartel que protegia nosso litoral dos bucaneros, dona Joana Luiza deu a luz ao herói. Hoje passa uma estrada que provavelmente levou parte dessa relíquia.

Um estudante confidenciou que se Domingos José Martins tivesse nascido em outro município as autoridades e comunidade iriam dar a devida importância desse libertador do Brasil. O professor José Rubens Brumana resume numa frase esse momento: "Povo sem memória é povo facilmente dominado e manipulado por heróis de brinquedos", finalizou.

    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir