Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 18-06-2007

FUMANDO POR TABELA
Uma nova "direita" francesa, sob a lideran�a do enfant terrible Nicolas Shark?-Oh!S�! acaba de esmagar a "esquerda" charmosa de Cebolene Non-Royal
FUMANDO POR TABELA

Uma nova "direita" francesa, sob a lideran�a do enfant terrible Nicolas Shark?-Oh!S�! acaba de esmagar a "esquerda" charmosa de Cebolene Non-Royal. Por que as aspas? � um conceito antiquado, usado na Europa e nos EUA apenas como refer�ncia. Somente no Brasil lulista, na pobre Venezuela chavista e na obsoleta Cuba castrista o termo ainda possui um brilho de ouro de tolo.

Sabe-se que Messier Shark?-Oh!-S�! incorpora diversos conceitos esquerdistas em seu programa de governo e que a furibunda Cebolene tinha um qu� de direita na sua gauche. O fiel da balan�a foi o p�blico eleitor, que viu nas perspectivas de Bolsas-Esmolas propostas por Cebolene uma amea�a letal aos j� combalidos cofres da Na��o e disse "non" �s pretens�es da gata morena de um discurso um tanto, digamos. lamentavelmente genro.

O interessante na disputa francesa foi o surgimento de dois blocos liderados por gente do p�s-guerra. � frente dos partidos, pessoas que nasceram depois da Segunda Guerra Mundial e seus devastadores efeitos. Como disse h� algumas semanas, ser� interessante ver como isso vai resvalar para o nosso lado. Afinal de contas, o Brasil pirracento sempre privilegiou as no��es do certo e errado francesas em detrimento de outras menos emboloradas, como as dos Estados Unidos. Isso pode mudar, daqui para a frente.

A Fran�a, como Minas Gerais, continua onde sempre esteve. Como qualquer pa�s, tem seus altos e baixos - numa r�pida compara��o com o nosso, infelizmente, mais altos do que baixos. E embora o pa�s comece a desenhar no horizonte um novo plat� de responsabilidade social mesclado com austeridade econ�mica, ainda existem claros sinais de atraso social. Um dos mais expl�citos e mal- cheirosos � o uso quase indiscriminado do cigarro.

A mulher francesa ainda parece viver nos anos 40 do s�culo passado, quando fabricantes de cigarros publicavam an�ncios contendo endosso de m�dicos. Al�m da "seguran�a" do consumo de um produto que, como bem disse um secret�rio da Sa�de dos EUA, "se utilizado da forma correta, leva o indiv�duo � morte", h� tamb�m um claramente ultrapassado componente psicol�gico. Na Fran�a, � ainda mais evidente que em outros pa�ses que a mulher fuma porque ela pode fazer tudo o que o homem faz - e fumar � uma delas. �s vezes, ela chega a fazer cara feia para fumar, como se aquilo a incomodasse, verdadeiramente. Mas fuma. N�o abre m�o da sua conquistada "libert�".

A partir da�, o conceito de cortesia pura e simples desaparece, e homens e mulheres simplesmente ignoram os malef�cios impostos sobre quem "fuma por tabela" e � obrigado a procurar os ainda poucos estabelecimentos que oferecem lugares para n�o-fumantes. Essa insist�ncia, ainda que a Fran�a continue esbanjando em charme e beleza, n�o refor�a em nada o conceito de "fraternit�" e deixa os visitantes, mesmo que embasbacados com o cen�rio natural, menos crentes na tal "egalit�".

Fonte: O Autor
 
Por:  Claudio Lessa    |      Imprimir