Categoria Geral  Noticia Atualizada em 20-06-2007

Impasse Longe do Fim
Está longe de acabar o impasse entre os pescadores do Pontal da Barra e a proibição do IBAMA, da captura com rede ou caçoeira
Impasse Longe do Fim
Foto: www.maratimba.com

Está longe de acabar o impasse entre os pescadores do Pontal da Barra e a proibição do IBAMA, da captura com rede ou caçoeira praticado há décadas pelos pescadores. O fechamento de vários pontos da rodovia com barricadas e a queima de dois barcos de pesca, refletem o desespero a que chegou esse impasse.

"Nós queremos trabalhar o IBAMA não deixa, são mais de mil e quinhentos pescadores parados e a família passando necessidades", garantiu o pescador conhecido como Ledir do Pontal. Comparou ainda que: "O Movimento dos Sem Terra fazem protesto e conseguem terras que não são deles. Presidiários fazem rebelião e são atendidos, será que ninguém vai ouvir a gente", indagou.

Várias faixas mostravam a revolta dos pescadores, algumas direcionadas para o Presidente da República Lula."O covo não é aprovado na nossa região", isso é o que mais se ouvia entre os participantes da manifestação. Outra reclamação é que quando da visita do Secretário de Pesca em Marataízes onde os pescadores fizeram a reclamação pessoalmente ao Ministro, foi acordado que um navio de pesquisa viria para estudar o asssunto.

"Até agora só temos a presença dos policiais marítimos que tratam a gente como se fosse marginal chegam com suas metralhadoras engatilhadas" disse Isaias Alves Fernandes.

A manifestação que teve seu término com a presença do promotor de Justiça de Marataízes Diego Antunes, teve compreensão por parte dos manifestantes mas se ouvia a cada momento que os pescadores estavam dispostos a desafiar a polícia marítima caso o problema não fosse resolvido.

"A pesca da lagosta está liberada desde o dia quinze desse mês, nem um barco dos duzentos e cinqüenta estão equipados com covo ou gaiola. A liberação do dinheiro prometido não chegou até agora. Antes o pescador nesses cinco meses de proibição ainda ganhava o salário do defeso, agora não mais.

Como ficarão esses pais de família sem dinheiro e seus filhos querendo um pão para comer que já está faltando na mesa", indagou Esaú Alves da Silva.

Fotos do Incêndio da Rodovia do Sol no Pontal




























    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir