Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 26-06-2007

EROSíO COSTEIRA
"Macaé pode estar afundando", revela uma recente medição realizada na região, onde se constatou que o nível do mar ali se elevou em 15 cm.
EROSíO COSTEIRA

"Macaé pode estar afundando", revela uma recente medição realizada na região, onde se constatou que o nível do mar ali se elevou em 15 cm. Isso mesmo, quinze centímetros! Está lá a matéria no site do G1 para quem quiser conferir.

Essa constatação revela que, diferentemente do que antes se cogitava, ou seja, que o nível do mar estaria aumentando por conta do degelo das calotas polares, o que estaria ocorrendo seria um rebaixamento das camadas geológicas no local onde Macaé se situa.

Há também o levantamento de outras hipóteses para justificar esse fenômeno, tais como a ação dos ventos fortes na região que causaria um "empilhamento"das águas costeiras ou mesmo alterações na hidrografia da região por conta da ação do homem.

Uma outra hipótese que pode ser levantada, mas que a matéria do site não comenta, é algo que já aconteceu em outros lugares, tais como na Cidade do México e em Lousiana, nos Estados Unidos, onde, no primeiro caso, houve de fato um rebaixamento da crosta por conta do excesso de poços artesianos abertos e, no segundo caso, em razão da extração de petróleo, como exatamente ocorre no litoral de Macaé.

Essa informação traz à baila uma nova reflexão acerca do que vem acontecendo em Marataízes. Será que o mesmo pode estar ocorrendo na nossa região?

Fica aí o registro e o alerta às autoridades para que se faça um estudo mais detalhado da situação da praia do Centro para se averiguar a verdadeira causa da erosão costeira que ali ocorre, sob pena de se jogar dinheiro do contribuinte fora de novo, assim como ocorreu na administração anterior, com os ridículos gabiões ali edificados.

Fonte: O Autor
 
Por:  Ronald Mignone    |      Imprimir