Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 28-06-2007

ANÁLISE POLÍTICA MUNICIPAL I
A política de Itapemirim ao longo da história foi quase uma relação caseira, comandado por uma família e seus satélites
ANÁLISE POLÍTICA MUNICIPAL I

A política de Itapemirim ao longo da história foi quase uma relação caseira, comandado por uma família e seus satélites.

A ruptura aconteceu com Dinowaldes Peçanha fato que lhe custou a vida. O povo de Itapemirim estava em compasso de espera, já não agüentava mais tanto desatino e falcatruas. A vitória da prefeita Norma Ayub veio mostrar que os políticos têm de se modernizar, ter projetos e uma vida pública que não se acabe na "privada".

Com certeza, essas próximas eleições ganharão contornos publicitários. Os pretensos candidatos estão desgastados e pertencem a um leva identificada com o passado. Dos ex-prefeitos vivos dois estão em terras maratimbas, um convalescendo e o outro cuidando dos seus bois.

Uma outra liderança que poderia fazer frente se perdeu no seu próprio ego e não passa de um edil paroquial. A análise futurista que se pode enxergar é uma longa liderança desse "grupão" político que esta conseguindo dar cara nova ao antigo município.

Essa hegemonia só poderia ser quebrada se houvesse uma dissidência da ala praiana com o apoio dos velhos caciques das bandas de cá.

Mas isso é só conjectura, pois quem tem uma águia política a sobrevoar com olhos atentos os meandros do poder não deixará tão cedo isso acontecer. Para o bem dessa terra de Narciso Araújo e outros tantos ilustres filhos.

    Fonte: O Autor
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir