Categoria Geral  Noticia Atualizada em 02-07-2007

Patrimônio Histórico de Itapemirim
A Centenária Câmara Municipal de Vereadores de Itapemiirm sentiu o peso da idade, peças estruturais estão deterioradas.
Patrimônio Histórico de Itapemirim
Foto: Jr. Brumana

A Centenária Câmara Municipal de Vereadores de Itapemiirm sentiu o peso da idade, peças estruturais estão deterioradas. Foi o que contatou o Secretário de Obras José Santiago.

Construída a cerca de 160 anos. Nela funcionava a Cadeia Pública, no primeiro andar, o Salão de Júri e a Câmara de Vereadores no segundo.

Na sua visita ao município em 1860 o Imperador Dom Pedro II doou dois quadro retratando ele e a Imperatriz Teresa Cristina. Esses quadros que estão no salão da Câmara é uma das mais importantes da pinacoteca brasileira.

Foram encontradas rachaduras na estrutura de madeira que sustenta o prédio não existindo indícios que recebeu ao longo do tempo manutenções.

O Presidente da Casa de Leis Edivaldo de Andrade Peçanha informou que provisoriamente as sessões serão no Clube da Vila, localizado em frente à Câmara.

O presidente Luquinha - como é conhecido- garantiu que será construído uma nova Câmara atrás da antiga e que o prédio seja tombado como patrimônio histórico e que está em busca de verbas estaduais e federais.

A intenção é que o local seja criado um museu. "Trataremos o local com a importância que ele tem e merece," afirmou o secretário Santiago.

    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir