Categoria Educação  Noticia Atualizada em 09-07-2007

Ex-alunos se Encontram em Marataízes
No próximo dia 14 desse mês os ex-alunos da antiga Escola Polivalente e atual EEEFM "Domingos José Martins"
Ex-alunos se Encontram em Marataízes
Professor de Artes Nélson Garcia

No próximo dia 14 desse mês os ex-alunos da antiga Escola Polivalente e atual EEEFM "Domingos José Martins", em Marataízes, farão seu 2º Encontro dos Ex-Alunos, nas dependências do educandário.

Fundado em 1971, foi o responsável pela formação de grande parte de uma geração de itapemirinenses e marataizenses (maratimbas). Sua arquitetura moderna, sua concepção de uma escola inovadora todo esse ingrediente fez do "Polivalente" uma escola referência no Estado.

Seus jogos que eram chamados de olimpíadas, isso em plena década de 70, jamais se repetiram em grandeza e participação. Basquete, voleibol, handebol, futsal e atletismo, empolgavam as torcidas. Sem falar nas famosas feiras de ciências que mobilizavam os alunos durante quase um ano de pesquisa, os trabalhos eram levados para serem mostrados na capital.

Professores marcantes na vida de cada um como: Wanderley - conhecido como Pipiu- Marcina, Cimar, Aurora, Vitória Regia, Fidélia, diretor Napoleão, Washington, Miguel Strech, Paulo Rody e Paulo Afonso, Waldinéia, Gentil, Arthur e a inesquecível Lelete.

A escola era a nossa vida, numa época sem TV ou Lan House, a escola era o nosso xodó. Os alunos se conduziam impecáveis em seus uniformes, e o respeito ao mestre era uma regra.

O idealizador desse encontro é o eletrizante Eduardo Foca que tem se dedicado em reunir essa geração que tanto deve a esse educandário. "Foi um pedaço bom da minha vida que ficou aqui", disse Foca. No ano passado o encontro teve a presença de muitos ex-professores daqui e a homenageada a eterna professora Erliete Fernandes Bigossi - Lelete como é carinhosamente conhecida.

Atualmente o único que continua em atividades, desde a sua fundação, é o artista plástico e professor de Artes Nélson Garcia, com 36 anos de magistério aguarda com ansiedade esse encontro. "Sinto que tenho milhares de filhos. Dei a minha contribuição para deixar esse mundo mais colorido e trazer a tona o artista que cada um tem dentro de si". O professor que tem suas telas em galerias do Brasil e exterior lembra que na sua concepção inicial o Polivalente buscava "cavar as aptidões dos alunos.A reforma da educação passava pelos cursos semi-profissionalizantes ícones da época", finalizou

    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir