Categoria Geral  Noticia Atualizada em 12-07-2007

Graúna comunidade Quilombola
O líder comunitário Everaldo Leão quer transformar a comunidade de Graúna em uma comunidade quilombola
Graúna comunidade Quilombola
Foto: Jr. Brumana

O líder comunitário Everaldo Leão quer transformar a comunidade de Graúna, localizado no interior de Itapemirim, em uma comunidade quilombola, para isso já deu entrada no INCRA para as devidas reformulações legais.

O primeiro passo já foi dado onde foi protocolado um ofício na prefeitura de Itapemirim falando do desejo da comunidade em se tornar uma região quilombola.

Everaldo já reuniu os mais antigos moradores do local e o Instituto de Reforma Agrária (INCRA), que já visitou por duas vezes o local. "Temos tentado preservar os locais mais antigos como a casa onde os negros se reuniam para as suas manifestações folclóricas como o jongo e o congo", disse.

No mês de julho será realizado um levantamento histórico, segundo informou o líder comunitário, com um especialista cedido pela prefeitura.

"Além de resgatar a nossa história, onde os negros ajudaram a colonizar o Itapemirim e trabalharam arduamente nas lavouras de cana-de-açúcar podemos também captar recursos federais para Graúna como comunidade quilombola. Esse local de resistência dos nossos antepassados não pode ser relegado da memória dos mais jovens é a nossa construção da cidadania", enfatizou Leão.

    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir