Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 25-07-2007

AS TRIBOS E SUAS IDEOLOGIAS
Você já deve ter ouvido falar sobre o sucesso dos roqueiros e algo sobre o pensam certo? Errado. Ao contrário do que a maioria pensa...
AS TRIBOS E SUAS IDEOLOGIAS

Você já deve ter ouvido falar sobre o sucesso dos roqueiros e algo sobre o pensam certo? Errado. Ao contrário do que a maioria pensa, cada um deles tem um objetivo, um gosto diferente e um estilo de vida. Eles não agem da mesma forma e muito menos raciocinam da mesma forma. Roqueiros todos eles são (apesar de alguns não gostarem desse rotulo), mas há os "sub-estilos" que caracterizam a união dos ideais em comum. São vários: punks, góticos metaleiros, emos e outros que por não serem numerosos não tem definição.

Quem não tem conhecimento sobre esses estilos acabam se mostrando desinteressados e cometem enganos. A principio eu gostaria de colocar em questão um assunto que causa muita desavença entre eles. Antes do estilo vem a música. E ela que transforma as pessoas e as ligam entre si; depois e que vem o estilo. As bandas são compartilhadas entre todos mesmo que algumas tenham um tema mais punk, outro mais gótico, enfim...

É mais ou menos assim que se caracterizam:

Os góticos (superficialmente) são melancólicos gostam de poesia são estranhados pelo povo pela sua maneira sóbria de ser.

Os punks, pela agressividade, protesto rejeição as regras, moda e mídia e ao contrário dos góticos rejeitam a sociedade.

Os metaleiros seriam os mais amadurecidos menos contestadores mantendo sempre seu gosto pelo preto e metal. Suas musicas misturam bateria e guitarras pesadas e barulhentas que incomodam muita gente. Costumam andar de cabelos compridos e são bastante sociáveis.

Os emos, estilo que se popularizou recentemente, são fáceis de reconhecer. E como se o rock se casasse com o paty e nascesse o emo. Pessoas aparentemente tristes delicadas emocionais e doces que se vestem de forma contrária e ouvem musicas sobre os problemas mais íntimos de suas vidas.

Não e correto afirmar um único motivo para a transformação da vida dessas pessoas mas e possível levantar alguns deles:

* A atração pelo esporro sonoro juntamente com as letras expressivas

* O preenchimento de algum vazio na vida

* O jeito diferente de ver que a sociedade esta errada

* O desejo de não pertencer a um grupo que consideram medíocres

* Agir de forma que não seja questionada pelos "comuns"

Os motivos acima não são suficientes. Cada pessoa se identifica com o estilo e faz parte dele, não há muito que explicar.

Infelizmente a evolução vem distorcendo as ideologias dando origem a mais tribo que acabam se confundindo. Não se dá mais valor ao senso de destaque ou a alegria própria.

Essas pessoas sofrem como preconceito dos demais por que são algo fora de um padrão estabelecido pela sociedade hipócrita. Uns tem raiva por causa desse tratamento. Outros tem medo do que pode acabar acontecendo se outrora partir pra ignorância.medo se serem alvo de piada ou deboche.

Mas ser roqueiro é mais que isso tudo. É saber que nasceu para levar uma tradição adiante carregar nos ombros o peso de uma vida mais injusta em dobro e não ter medo. E falar vestir pensar diferente dos outros e se libertar da moda que esse mundo e desrespeitar regras aqueles que a impõem sem quere saber vai acontecer e ficar feliz por se sentir único.

Talvez, se a sociedade entendesse as dores pelo que passam essa pessoa... Talvez o mundo fosse mias feliz e harmonioso, pois o preconceito é inimigo do progresso, e as vezes, se esquecem que se trata não de um estilo e sim de seres humanos.

Áurea Alves Sena, Estudante do Ensino médio do polivalente de Marataízes. Nascida do Rio de Janeiro Capital e apaixonada pelo ritmo que a cidade grande tem!!

Fonte: A Autora
 
Por:  Áurea Alves Sena    |      Imprimir