Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 26-07-2007

PAUSA INDIGNADA
Quando resolvi publicar minhas cr�nicas no Maratimba.com decidi que todas elas estariam centradas em pessoas simples
PAUSA INDIGNADA

Quando resolvi publicar minhas cr�nicas no Maratimba.com decidi que todas elas estariam centradas em pessoas simples, humildes e que teriam sempre alguma coisa a ensinar, mesmo que n�o soubessem disso. Foi assim com o Barriga, motorista do Imensid�o Azul e sua carga valiosa, com o Jo�o, aprendiz de escultor e homem de boa-f� e com o nosso engraxate que agora descobri chama-se Robson, � mineiro, tem mulher e dois filhos. Com essa decis�o, deixo de fora pessoas mais "ilustres e bem letradas", celebridades moment�neas, homens e mulheres mais "capazes" e bem sucedidos que, salvo muitas exce��es, costumam pisar feio na bola.

Esta semana, por�m, fa�o uma pausa movido pelo pesar e pela indigna��o. Pesar pelas v�timas do tr�gico e anunciado desastre do Airbus A320; indigna��o com a incompet�ncia, com o descaso, com a falta de vontade e empenho para resolver aquilo que come�ou como um problema, transformou-se em caos, virou cat�strofe e continua sendo tratado como um mero assunto administrativo que pode trazer alguns arranh�es pol�ticos para o governo, empresas e autoridades envolvidas. Preocupam-se com os arranh�es pol�ticos, mas parecem n�o ter o mesmo grau de preocupa��o com os corpos carbonizados em dois acidentes a�reos num curto espa�o de tempo. Queira Deus que o terceiro n�o esteja a caminho! Infelizmente, a impress�o que fica � a de que s� em Deus podemos confiar, incluindo a� ateus e pessoas pouco apegadas a misticismos.

Indigna��o com o governo e nosso presidente que se escondeu durante quase quatro dias (n�o sei se por covardia ou porque ainda estava amuado com as vaias do Pan), com a falta de profissionalismo de dirigentes e t�cnicos da Infraero, com a gan�ncia de companhias a�reas que fazem jogo duplo - frente � popula��o mostram-se preocupados com a seguran�a dos v�os e nos bastidores pressionam para que pistas sejam liberadas antes da conclus�o das obras, com dirigentes da Aeron�utica que escondem os problemas e s� pensam em punir controladores descontrolados. Tudo isso � indigna��o, mas tem a revolta... A�, voltamos l� para o in�cio e talvez voc�s entendam minha decis�o de escrever apenas sobre pessoas humildes e an�nimas. Poderia aproveitar o assunto e escrever sobre o trabalho incans�vel de nossos bombeiros, her�is an�nimos em meio � trag�dia, mas, convenhamos, bombeiros n�o devem querer ser lembrados como her�is. Quanto mais her�is, mais trag�dias como a da semana passada podem estar sendo transmitidas ao vivo para todo o pa�s. Pena que essas imagens dolorosas tenham sido manchadas por cenas revoltantes de funcion�rios da Infraero rindo diante de corpos carbonizados sendo retirados dos escombros, do assessor do presidente Lula e um auxiliar comemorando com gestos obscenos a not�cia de que uma falha mec�nica poderia ter causado o acidente, livrando assim, na imagina��o deles, a responsabilidade do governo � fora arranh�o pol�tico e top-top para as v�timas, familiares e passageiros candidatos ao pr�ximo acidente! Revolta tamb�m com o ministro da Defesa que al�m de nada ter feito para aliviar o caos a�reo que se arrasta meses a fio, estava mais preocupado com o seu m�sero sal�rio de R$ 8.000,00. Revolta com a corrup��o generalizada que impede a aplica��o de verbas em obras de infra-estrutura realmente necess�rias e enche os bolsos de corruptos espalhados por todo o territ�rio nacional, invis�veis como tantas aeronaves para os radares sucateados dos Cindactas. Revolta com as "otoridades", os ilustres e letrados que, na falta do que dizer, pedem para relaxar e gozar. Revolta com profissionais de empresas p�blicas e privadas que junto ao cargo imponente que ostentam deveriam exibir um m�nimo de responsabilidade social.

Esta semana pedi para meu filho pesquisar tr�s palavras no dicion�rio � �tica, honra e car�ter. S�o as tr�s primeiras de uma s�rie de palavras esquecidas ou desgastadas pelos tempos modernos, como honestidade, responsabilidade, altru�smo... Pretendo n�o s� que ele saiba o significado delas e sim que desde j� compreenda o valor de cada uma, que as cole na mente e na alma, que nunca as esque�a. Ele gosta de estudar, pensa no futuro, quer ser bem sucedido profissionalmente. Dou a maior for�a pra ele, mas fa�o quest�o que ele aprenda r�pido que sucesso profissional sem �tica, honra, car�ter, honestidade n�o � nada, apenas cinzas em meio ao caos...

O livro Cartas Marcadas est� sendo vendido na locadora Video Club em Marata�zes e na Livraria Companhia do Saber em Cachoeiro do Itapemirim e ainda pela internet, no site www.booklink.com.br.


Fonte: O Autor
 
Por:  Paulo Araujo    |      Imprimir