Categoria Geral  Noticia Atualizada em 02-08-2007

Hugo e seu Tereré
O Tereré é a a bebida mais tradicional do Paraguai, em conjunto com o mate que também é servida na zona do Rio da Prata
Hugo e seu Tereré
Angel Hugo Correa com seu Tereré
Foto: JR Brumana

Quando se vê alguém tomando chimarrão logo se associa a de um gaúcho. Por outro lado mais para as bandas do centro oeste e países como o Paraguai o seu equivalente é o tereré (O Tereré é a a bebida mais tradicional e popular do Paraguai, em conjunto com o mate que também é servida na zona do Rio da Prata (Argentina, Uruguai e no sul do Brasil, estado do Rio Grande do Sul, com o nome de chimarrão). Mais inusitado ainda é presenciar essa prática que surgiu com os índios, acontecendo na Vila do Itapemirim. O paraguaio Angel Hugo Correa, garante com um sotaque portenho que nasceu em Mato Grosso, mas ainda novo se mudou para Assunção capital do Paraguai, bebendo o seu tereré em plena praça da Vila.

Explica que ao contrário do chimarrão que é tomado com uma bomba metálica e tem o mate adicionado com água quente, o tereré é sorvido com a água gelada ou fria, e o recipiente é um chifre de boi cortado ao meio (conhecido como guampa) e o instrumento de sugar o líquido é de bambu.

Hugo afirma que faz uso diariamente e que isso se tornou um vício, para onde vai, a garrafa com água gelada e mate estão presente. Ressalta os atrativos medicinais como depurativo e diurético entre outros benefícios.

Durante a entrevista o solícito torcedor do campeão paraguaio Deportivo Luqueno - clube que revelou o craque Romerito do Fluminense e que não ganhava um titulo a quarenta anos - pergunta sobre o gosto do tereré ao repórter do Maratimba.com:

"Confesso que senti um gosto de mate, mas sem o atrativo do doce, mas isso é com eles, pois o tereré é uma mania internacional". E saiu Hugo sorridente com sua indumentária sorvendo mais um gole de tereré.

    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir