Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 02-08-2007

SAÚDE PEDE SOCORRO
Que país é esse que não tem vergonha? Vergonha temos nós de assistirmos certas cenas que fazem nossos olhos sangrarem...
SAÚDE PEDE SOCORRO

Que país é esse que não tem vergonha? Vergonha temos nós de assistirmos certas cenas que fazem nossos olhos sangrarem... Enfermeiras de hospitais pelas ruas a bater palmas às portas para pedirem ajudam!!!

Diante à doente Saúde no nosso país buscamos reunir todas as correntes de ação para que juntos possamos, sem medir esforços (o momento assim exige), lutar contra a morte da mesma.

Somos sabedores das gravíssimas faltas de iniciativas – por parte das autoridades competentes, em pelo menos atenuar a caótica situação e temos plena consciência do nosso papel nessa importante luta.

Não inquietos diante da gravidade evidente da conjuntura procuramos ajudar no que pudermos, mas daí a tirar do nosso armário produtos para que façam salgados e angariem fundos para manter a entidade já chega a ser um absurdo.

Fiquei estarrecido quando ouvi vozes pelas ruas clamando auxílio. Onde estão os responsáveis pelos hospitais? Quem são eles afinal? A população não pode ficar à margem do descaso. São vidas humanas que dependem de apoio, de atenção, de consultas, de medicamentos.

Os funcionários não têm de pagar pelos atos irresponsáveis ou impensados de seus gestores. Tenho certeza que a grande maioria deles ali está não somente pelo salário, também, em prol da entrega ao próximo, porém, entregar-se ao semelhante simplesmente enquanto obra de caridade não paga aluguel, não quita débito com concessionária de abastecimento de água e de energia elétrica, entre outros compromissos.

O endividamento que as pessoas têm com suas despesas domésticas e pessoais a cada dia aumentam e é por causa de falhas como estas que os médicos e demais profissionais da Saúde desistem de trabalhar em determinadas instituições. Sabem que trabalharão, mas não têm garantidos seus salários, equipamentos, medicamentos, etc.

A Saúde é um caos e nesta guerra não há vencedores, apenas perdedores, o pobre, é claro! Este, que depende do SUS, vê seus sonhos se desfazerem, seus planos se desmoronarem, suas vidas serem ceifadas.

Às vezes nem direito ao nascimento se tem. As parturientes se obrigam a deslocarem-se a outras cidades para darem à luz. Uma decadência! Eis a falência do sistema público de saúde: resultado da conjugação de alguns fatos inusitados. Portas fechadas; arenga entre direção e determinado grupo de médicos; descaso.

A saúde pública está doente, no entanto, o que se busca são fórmulas mágicas que a reanimem e o fazem procurando na farmácia e lá não serão encontradas: responsabilidade, empatia, zelo, verbas. Além disso, outros fatores estão envolvidos, indo desde a adoção de políticas públicas de prevenção de doenças até ao tratamento gratuito, quer dizer, não é efetivamente gratuito uma vez que pagamos antecipadamente através de impostos. Nisto somos cidadãos...

Fonte: O Autor
 
Por:  José Geraldo Oliveira (DRT-ES 4.121/07 - JP)    |      Imprimir