Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 06-08-2007

BANCOS LOCAIS NíO PATROCINAM ESPORTE NEM CULTURA LOCAL
Os jogos Pan-americanos foi uma lavada de alma para muitos brasileiros. Provamos que podemos superar adversidades
BANCOS LOCAIS NíO PATROCINAM ESPORTE NEM CULTURA LOCAL

Os jogos Pan-americanos foi uma lavada de alma para muitos brasileiros. Provamos que podemos superar adversidades. Os resultados superaram as expectativas e os gastos também. Há tempos tenho uma opinião que tive oportunidade de falar pessoalmente para um graduado da Caixa Econômica Federal. Sabemos que essas instituições federais, Caixa, Correios e Banco do Brasil, estão presentes em todo o território nacional.

Louváveis os patrocínios dessas instituições aos diversos esportes nacionais, mas uma cota financeira de cada uma dessas instituições deveriam ser revertidos nos municípios para patrocinarem e incentivarem os esportes locais.

São organizados, geram em sua grande maioria lucros e não incentivam em nada o esporte ou cultura local. Existiu uma época em que seus funcionários faziam uma verdadeira apartheid com os nativos. Essa soberba acabou, mas para alguns continua. Fora as transações bancárias não participam em nada da vida esportiva e cultural da cidade. Todas essas instituições preferem patrocinar as modalidades e esportes da elite esportiva. O que fazem muito bem, o país precisa se espelhar nos seus ídolos. O que falar do banco estatal Banestes, um dos que mais lucram no país, nunca apoiou o esporte local e muito menos a cultura. E o banco privado esse passa longe do seu povo.

Quando muito, patrocinam um evento no verão, pois é uma deliberação nacional. A aproximação dessas instituições com a comunidade geraria uma forma mais direta de propaganda e desses apoios com certeza muitos Diegos, Diogo, Daianes surgiriam. Está na hora dessas instituições que lucram nos municípios deixarem uma ínfima parte do seu capital no esporte local.

Embutir valores de suas marcas não somente em campeões olímpicos ou pan-americanos, mas nos jovens dos milhares de municípios cobertos por essas instituições.

Fonte: O Autor
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir