Categoria Informativo CDL  Noticia Atualizada em 22-08-2007

CDL e CIEE - Juventude no mercado de trabalho
Um dos graves problemas enfrentado no país é a falta de emprego, principalmente entre aqueles que não possuem expe-riência
CDL e CIEE - Juventude no mercado de trabalho
Foto: José Rubens Brumana

Um dos graves problemas enfrentado no país é a falta de emprego, principalmente entre aqueles que não possuem expe-riência. A CDL de Itapemirim e Marataízes em parceria com o CIEE ( Centro de Integração Empresa Escola começaram um projeto que vem desde 2003 encaminhando estudantes para estágios nos comércios locais. Segundo dados do CIEE-ES cerca de 64% dos estagiários são inseridos nas empresas passando as normas regidas pela CLT.

Os diretores da CDL preocu-pados com o elevado índice de desemprego entre aqueles que não tiveram uma oporunidade e nem uma chance de serem aproveitados no mercado de trabalho buscaram uma união com a maior empresa do ramo de estágios do país. Por outro lado perceberam que essa mão-de-obra proporcionam aos lojistas uma diminuição de sua carga tributária trabalhista impe-cilho maior para a contratação de novos empregados. Os estagiá-rios trabalham quatro horas diá-rias recebendo um provento de R$250 reais mensais.

Para o estudante Carlos Erley da Silva Santanna e ex-estagiário e agora empregado na Papelaria Nova América e operador de máquina repro-gráficas, o estágio foi a opor-tunidade de entrar no mercado de trabalho."Estou desenvol-vendo meu trabalho e ganhan-do experiência", enfatizou.

Flávio Silva de Souza que foi admitido pelo Econômico supermercado, na Barra do Itapemirim, afirma que se sente mais responsável e se tornou uma pessoa independente."Esse estágio mudou minha vida", ressalta. Já João Henrique de Oliveira Júnior que trabalha no mesmo supermercado é lacô-nico:"A CDL me deu o caminho agora depende de mim. Estagian-do aprendi a lidar com as pesssoas no dia-a-dia a desenvolver valores", acrescenta Elaine da Silva Soares da Fármácia Santo Antônio, na Vila do Itapemirim, que está empregada há mais de dois anos e meio.

A empresária Maria das Graças Silva Fernandes - carinhosamente conhecida como Lia - diz que teve dificuldades de selecionar as atuais estagiárias e todas possuem possibilidades de depois do estágios serem aproveitadas na Padaria Speciale. "Esse programa de estágio veio contribuir nas diminuições dos tributos e a empresa oportuniza jovens com garra e vontade de trabalhar".

O idealizador desse projeto de estágio com o CIEE o presidente classista Cidauro Mesquita Bourguignon informou que já foram encaminhados centenas de jovens para o comércio e industria nos dois municípios. "A CDL percebeu que essa parceria ajudaria não só os lojistas como também aos jovens estudante que clamam por uma oportunidade. Existem empresas, como o MultiMarket, em Marataízes, que absorveu para o período de verão dezesseis estagiários de uma só vez, muitos desses foram contra-tados definitivamente, isso é uma satisfação, pois a CDL é um instrumento não só na defesa da classe lojista como também fomentadora de atividades sociais entre os seus munícipes", finalizou


"Esse programa de estágio veio contribuir nas diminuições dos tributos e a empresa oportuniza jovens com garra e vontade de trabalhar". Diz Lia, Padaria Speciale.


Carlos Erley da Silva Santanna é ex-estagiário e agora empregado na Papelaria Nova América


Flávio Silva de Souza, estágio no supermercado Econômico.


Elaine da Silva Soares da Fármácia Santo Antônio, em Itapemirim, que está empregada a mais de dois anos e meio.



    Fonte: Informativo CDL
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir