Categoria Cultura  Noticia Atualizada em 29-08-2007

São Pedro Cidade Histórica
A importância arquitetônica do sítio histórico de São Pedro de Itabapoana, no interior de Mimoso do Sul
São Pedro Cidade Histórica
Foto: José Rubens Brumana

A importância arquitetônica do sítio histórico de São Pedro de Itabapoana, no interior de Mimoso do Sul, teve o reconhecimento do Conselho Estadual de Cultura, em 1987, seus 44 casarios foram tombados pelo Estado.

São Pedro conserva em algumas ruas o calçamento pé de moleque, produzindo uma sensação que ali o tempo parou. São Pedro traz no nome graça a imigração portuguesa. O bordado e a costureiras da região eram um referencial para o local.

Foi dessa observação que surgiu as Divas de São Pedro. Em março de 2006 foram reunidas 25 mulheres que traduziram em seus modelos a história e a memória do sítio histórico. Os calçamentos, sanfonas e violas, o verde das matas tudo esse mosaico são encontrados nos cetins, nas bonecas, camisetas, saias e sacolões.

A prefeita Flávia Cisne garantiu um espaço para a implantação do projeto das Divas. "Não fiz mais do que minha obrigação enquanto gestora pública, essas mulheres estão resgatando o passado das mulheres de São Pedro que eram exímias costureiras e bordadeiras. Também gerando trabalho e fixando essas verdadeiras artistas no local".

Numa rua bucólica em um casarão de época elas criam e encantam os turistas e visitantes que vão em busca de um produto onde o valor real é a preservação da própria história capixaba e o fortalecimento da cidadania.

    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir