Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 30-08-2007

REVOLUÇíO DOS BICHOS
George Orwell é autor de uma fábula notável chamada Animal farm (literalmente “Fazenda animal”, traduzido em português como Revolução dos bichos)
REVOLUÇíO DOS BICHOS

George Orwell é autor de uma fábula notável chamada Animal farm (literalmente "Fazenda animal", traduzido em português como Revolução dos bichos): os bichos de uma granja, liderados pelos porcos, revoltaram-se contra o que diziam ser a escravidão que o homem lhes impunha, expulsaram o dono da granja e organizaram um governo comandado pelos porcos. A antiga Granja do Solar, como era chamada, passou a ser a Granja dos Bichos. Os porcos, no entanto, após a conquista do poder, dominaram os animais ditatorialmente, desrespeitando os ideais da sua revolução e escravizando seu povo. Como não podiam viver isolados do resto do mundo, os porcos acabaram associando-se aos homens, e a granja retomou o nome antigo de Granja do Solar. Durante um congresso entre porcos e homens, os bichos não conseguiam mais distinguir entre os congressistas quem era porco e quem era homem.

Um dos personagens centrais dessa fábula é um cavalo chamado Sansão. Trabalhava para o governo dos porcos incansavelmente, mas, quando ficou doente, o governo, em vez de aposentá-lo, mandou-o para o matadouro.

A fábula se presta a muitas interpretações, como toda obra literária. Mas uma lição se pode aproveitar dela, à guisa de moral que toda fábula deve ter: quando querem chegar ao poder, os porcos prometem mundos e fundos. Uma vez no poder, traem os ideais que defenderam, oprimem o seu povo, desprezam o trabalhador incansável e ajudam-no a morrer.

Olhando o PT (Porcos Totalitários) e o Lulla de hoje (Maluf, Delfim, Sarney, Jader, mensalão, dossiês etc) e os de ontem (votei em Lulla em 2002, 2006 não!) a gente percebe o quanto A Revolução dos Bichos é e será sempre atualíssima!

Fonte: O Autor
 
Por:  Manoel Manhães    |      Imprimir