Categoria Comunidade  Noticia Atualizada em 06-09-2007

Mulheres do Pontal Cooperativadas
Cerca de 50 mulheres do Pontal, comunidade pesqueira de Marataízes se reuniu com o propósito de formar uma cooperativa
Mulheres do Pontal Cooperativadas
Foto: José Rubens Brumana

Cerca de cinqüenta mulheres do Pontal, comunidade pesqueira de Marataízes se reuniu com o propósito de formar uma cooperativa de pescados. A comunidade está passando por momentos difíceis devido a proibição da pesca de lagosta usando a rede.

Essa semana começou a ser testado o covo instrumento aceito para a captura da lagosta. Grande parte das mulheres ajudavam seus maridos costurando as suas redes. Com o desaparecimento dessa atividade tentam buscar alternativas. Então, tomaram a iniciativa e propuseram essa primeira reunião com o Secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca Luciano Sansão que se mostrou entusiasmado com essa iniciativa.

O primeiro passo é realizar um curso entre as participantes sobre cooperativismo. "Senti as presentes vibrando e esperançosas com a idéia de se forma essa cooperativa. Existem recursos principalmente Estadual e Federal e até mesmo de Organizações Não-governamentais. As comunidades precisam atentar-se para essa solução onde todos lutam por um mesmo objetivo", afirmou Sansão.

    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir