Categoria Educação  Noticia Atualizada em 00-00-0000

Direito de Greve Negado
"A greve dos professores deflagrada em 30/08, através de uma assembléia lícita, transparente e acima de tudo legal..."
Direito de Greve Negado
Foto: José Rubens Brumana

A greve dos professores deflagrada em 30/08, através de uma assembléia lícita, transparente e acima de tudo legal, nos remete a algumas preocupações.

A primeira preocupação é a de que as ações da SEDU, via superintendências e diretores escolares, salvo algumas exceções, atropelaram visceralmente todo o estado de direito, se é que ainda existe estado de direito no nosso Estado. Do alto de minha limitada percepção, constato que somente nos anos de ditadura pós–64 se fez tanto terrorismo psicológico e ameaças a uma categoria de trabalhadores. Diria eu que dentre todos os atos de terrorismo, o psicológico é o mais sórdido de todos, já que fica para sempre no imaginário do ser humano. Mais me valera a pancada, pois essa dá margem a uma reação imediata.

Segunda preocupação é quando constato que a nossa auto-estima chegou de vez ao fundo do poço quando nos tira o último mecanismo de reivindicação que tínhamos que era o direito de greve, instrumento capaz de levar patrão e empregados ao diálogo e à reflexão. E com a auto-estima tão baixa e a anulação da cidadania somos seres incompletos, pela metade. Ao que me consta, um ser pela metade não é auto-suficiente para produzir nada, principalmente educação. Como podemos nós professores ensinar cidadania, por exemplo, se temos a nossa cidadania anulada, estirpada?

Por último, nossa preocupação é com o que pode acontecer com a relação diretor-professor das escolas. Sabemos que a obtenção de educação de qualidade passa por uma série de fatores, principalmente um ambiente de solidariedade, companheirismo e harmonia entre professores e direção escolar.

Lamentavelmente, com o episódio da última greve, pudemos observar alguns colegas hoje diretores atropelando seus próprios princípios ou identidades, prestando-se à condição de autênticos papagaios de pirata, em um estado de subserviência nunca vivido antes por essa categoria.

Texo de Daniel Silva. Daniel é professor de História e Geografia na E.E.E.F.M "Washington Pinheiro Meirelles" e presidente do Partido dos Trabalhadores(PT) de Itapemirim.

    Fonte: Daniel Silva por Email
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir