Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 13-09-2007

OU MORRER PELO BRASIL?
"O esc�ndalo que foi, no Senado Federal, a vota��o secreta que absolveu Renan Calheiros neste triste 12 de setembro nos leva a constatar..."
OU MORRER PELO BRASIL?
Foto: Elizabeth Tavares

O esc�ndalo que foi, no Senado Federal, a vota��o secreta que absolveu Renan Calheiros neste triste 12 de setembro nos leva a constatar, uma vez mais, a grave crise �tica em que nos encontramos. Esse relativismo moral, digno de paralelismo com sociedades falidas como o Imp�rio Romano da alta Idade M�dia, � o c�mulo e o auge da hipocrisia c�vica e do banditismo republicano.

A quest�o seria simples e �bvia se n�o fosse irracional: h� informa��es concretas e detalhadas comprovando que Renan recebia dinheiro de um lobista para pagar as contas de seu adult�rio; h� notas comprovadamente falsas que testemunham o seu enriquecimento bem al�m das possibilidades legais; h� den�ncias graves por investigar de que ele seria s�cio de ve�culos de comunica��o cujas concess�es foram obtidas por pura influ�ncia pol�tica. H� ainda o pior de tudo: colocado para depor, ele simplesmente n�o consegue explicar nada disso; seus argumentos n�o convencem nem o mais ing�nuo (sic) dos senadores, Almeida Lima (que infelizmente traz o mesmo sobrenome que eu...). N�o obstante tudo isso, e apesar do parecer do Conselho de �tica do Senado, o plen�rio vota pela perman�ncia do mandato de Renan, dando vit�ria �queles seus comparsas que t�m a petul�ncia de dizer aos microfones: n�o h� evid�ncias, n�o se consegue provar nada contra ele...

Onde est� a objetividade das coisas? O comediante estadunidense Julius Henry Marx j� brincava: "Afinal, voc� vai acreditar em mim ou nos seus pr�prios olhos?" N�o � poss�vel que tudo seja t�o relativo assim! Algu�m pode duvidar da exist�ncia de Deus, que n�o deixou prova cabal alguma de que existe; mas como fingir que � mentira o trabalho concreto, vis�vel e palp�vel de tantas pessoas s�rias que mostram por a mais b o castelo de areia que constru�ram para si? At� uma novela das sete tem mais compromisso com a realidade do que esses pol�ticos calhordas (eles deveriam tamb�m trazer a legenda, no fim da vida: "qualquer semelhan�a com a vida real � mera coincid�ncia").

Uma semana ap�s comemorarmos a independ�ncia do Brasil, somos obrigados a recolher nosso orgulho civil, a guardar nosso patriotismo junto com a bandeira nacional, calar nosso senso de cidadania junto com o disco daquele hino que j� nem mais sabemos de c�r: ou ficar a p�tria livre ou morrer pelo Brasil... Bem disse S�o Paulo: "Dificilmente algu�m morrer� por um justo; por uma pessoa muito boa, talvez algu�m se anime a morrer. Pois bem, a prova de que Deus nos ama � que Cristo morreu por n�s, quando ainda �ramos pecadores" (Rm 5,7-8). Por este Brasil que se mancha no lama�al da impunidade vergonhosa, por este eu n�o morro. Por este, nem Tiradentes, nem Domingos Martins nem her�i algum da nossa hist�ria morreria...

Juliano Ribeiro Almeida

Fonte: O Autor
 
Por:  Juliano Ribeiro Almeida    |      Imprimir