Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 14-09-2007

DE VOLTA AO REGIME!
As campanhas que têm o intuito de ‘beneficiar’ a população brasileira não param de ser exibidas, incansavelmente! Quanta ironia!
DE VOLTA AO REGIME!

As campanhas que têm o intuito de ‘beneficiar’ a população brasileira não param de ser exibidas, incansavelmente! Quanta ironia! Há muito percebo a maior rede de televisão brasileira vincular ao governo federal uma suposta propaganda beneficente ao telespectador "impulsionando-o" à Educação.

"Brasil país de todos" – campanha eleitoreira indireta e camuflada, "Amigos da Escola", ah... faça-me o favor! "Criança Esperança" – doações milionárias. Os maltrapilhos continuam nas carvoarias, nos canaviais. São BBB’s para desviar nossa atenção dos problemas sociais que varrem para debaixo dos tapetes dos palácios de Brasília.

Milhões de ligações telefônicas que beneficiam a emissora e a operadora e seus milhares de reais... São jogadas publicitárias que conheço muito bem. Os textos são apelativos e, infelizmente, funcionam com muitas pessoas.

Não menos fétidos estão nosso Congresso, nosso Senado, nossas bancadas em quaisquer espécies. A sociedade civil jamais organizada cruza os braços e aplaude tamanha indecência. Alguns poucos dão a cara a bater. A absolvição de Renan Calheiros joga por terra a utopia que até então vivíamos de que a Democracia existia neste país chamado Brasil.

Porque falta a Educação! Será mesmo que o Sistema quer pessoas educadas? Mentes que pensam, votam. Aprendendo a pensar, aprende-se a votar e não será qualquer salafrário que será eleito. O que mais indigna é o quanto o Governo Federal tira de seus eleitores fazendo mal uso de que é para se manter a Saúde, a Educação, a Segurança. Cadê a habitação, o lazer, o transporte e tudo o mais que o brasileiro precisa? Os impostos – que nós pagamos, são muito altos! Quem pode de fato paga-los os sonega e ainda é absolvido.

Penso ser inadmissível recorrer à sociedade para resolver problemas que nem deveriam existir porque a quantidade de dinheiro arrecadado em nome da Educação e de tantos outros problemas sociais é bastante expressiva. É comum, principalmente às vésperas do fim de ano, surgirem campanhas esdrúxulas tipo "Natal Sem Fome", "Doe Brinquedo", etc, etc, etc... quando o governo já arranca de nós o ano inteiro tanto dinheiro.

Os administradores desse valor arrecadado não têm a Educação como preferência. O dinheiro sai pelo ralo, jogam fora, dão presentes luxuosos, constroem castelos suntuosos, aplicam nos paraísos fiscais. Até quando?

Há cidades onde a alimentação de um presidiário chega a custar para os cofres públicos quase R$ 4,00 (quatro reais) enquanto que a merenda escolar na rede pública de ensino vale os míseros R$ 0,50 (cinqüenta centavos)! O que é prioridade para o governo que nós elegemos? Que miopia é essa nossa? Arranquemos à forca a catarata que nos impede de enxergar o óbvio, porque diante de tanta desordem, estamos de volta ao regime à Ditadura, ou dela nunca estivemos fora.

Fonte: O Autor
 
Por:  José Geraldo Oliveira (DRT-ES 4.121/07 - JP)    |      Imprimir