Categoria Música  Noticia Atualizada em 17-09-2007

Eddie Vedder lança primeiro album solo!
Eddie Vedder pode ser confrontado agora com o lançamento de seu primeiro álbum solo, "Into The Wild"
Eddie Vedder lança primeiro album solo!
Foto: http://revoluttion.blig.ig.com.br/

Tocar por 17 anos com a mesma banda é algo que faz sua vida particular (e sua própria personalidade) ficar em segundo plano. Por mais que você consiga se expressar bem, principalmente se estiver à frente do grupo, suas idéias são a idéia da banda, e teoricamente tudo reflete o pensamento e a sonoridade da banda. Isso em uma banda comum. Agora imagine toda essa história no dia-a-dia de um músico de um grupo de mega-sucesso, ícone de toda uma geração, como o Pearl Jam. Por mais que Eddie Vedder se sinta bem representado, aquilo é o Pearl Jam, não Eddie Vedder.

O "verdadeiro" Eddie Vedder pode ser confrontado agora com o lançamento de seu primeiro álbum solo, "Into The Wild", trilha sonora do filme homônimo dirigido pelo ator e cineasta Sean Penn. Uma lida no resumo do filme já diz muita coisa. "Into The Wild" conta a história real de Christopher McCandless, um jovem que largou tudo (carreira, família, dinheiro) depois de conseguir seu diploma colegial e partiu rumo ao Alasca para viver em meio à natureza. Se as letras de Vedder carregavam um hippiesmo politicamente correto desde a estréia do Pearl Jam, "Into The Wild" amplia o foco e dá mais liberdade para o cantor e compositor soltar as asas e voar.

Em entrevista a Entertainment Weekly, Vedder conta que teve toda liberdade possível para compor a trilha. "Faça o que você achar que deve fazer", disse Sean Penn. E o que Vedder queria fazer era um álbum essencialmente acústico, nos moldes de "Nebraska", clássico de Bruce Springsteen. São onze músicas em pouco mais de 30 minutos de puro Eddie Vedder. Fãs já vão gostar do disco antes mesmo de ouvi-lo. Uma boa parcela do público, no entanto, já se encheu da voz de Vedder. O Pearl Jam tocou (e ainda toca) muito, e a exposição sempre trabalha contra a banda. Porém, conceda o beneficio da dúvida para este álbum antes de torcer o nariz, e a chance de ser surpreendido é enorme.

As cinco primeiras faixas de "Into The Wild" juntas quase não ultrapassam os dez minutos. Eddie Vedder toca tudo no álbum (com exceção de um violão acústico extra em "Society" tocado pelo autor da música, Jerry Hannan, e o backing vocal da Sleater-Kinney Corin Tucker em "Hard Sun", as duas únicas músicas não compostas por Vedder no disco), de bateria a violão passando por banjo até um ukalele. O som é essencialmente folk, mas a levada pop de "Selling Forth" poderia facilmente galgar a parada de sucessos. "No Celling" traz um interessante trabalho musical, com uma guitarra duelando com o violão nas pontuações do bom arranjo. "Far Behind" segue a linha da anterior, mas é mais roqueira. "Rise" destaca o banjo enquanto "Long Nights" surge dramática.

"Tuolumne" e "The Wolf" são as duas únicas faixas essencialmente instrumentais do álbum, descontando "End Of the Road", em que o vocalista canta apenas no primeiro trecho, e a versão "Humming Version" da última faixa, "Guaranteed", que surge como coda após alguns minutos de silêncio. "Hard Sun" é o primeiro single, e é um cover do artista canadense Índio, codinome do compositor Gord Peterson. É também a canção mais longa do disco, ultrapassando os cinco minutos (a versão single é mais curta), mas é grandiosa. Eddie Vedder canta magnificamente bem, e o apoio de Corin Tucker no refrão é plenamente justificável. "Into The Wild" é um belíssimo trabalho solo, um grande disco que serve para lançar um novo olhar sobre um dos grandes vocalistas e songwriters dos anos 90. Eddie Vedder merece a sua atenção. Agora é aguardar o filme...

"Into the Wild", Eddie Vedder (Sony/BMG)
Preço em média: R$ 45 (importado)
"Into The Wild" chega às lojas (gringas) nesta terça-feira 18/09


Por Anderson Del Angelus

www.jussanguinis.com e www.kefra.net

Fonte: http://revoluttion.blig.ig.com.br/
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir