Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 19-09-2007

AGROECOLOGIA
Tenho a satisfa��o de ter participado como professora e coordenadora do 2� Curso a dist�ncia de Aperfei�oamento em Agroecologia, com representante do INSTITUTO CAPIXABA DE PESQUISA ASSISTENCIA TECNICA E EXTENS�O RURAL -INCAPER
AGROECOLOGIA

Tenho a satisfa��o de ter participado como professora e coordenadora do 2� Curso a dist�ncia de Aperfei�oamento em Agroecologia, com representante do INSTITUTO CAPIXABA DE PESQUISA ASSISTENCIA TECNICA E EXTENS�O RURAL -INCAPER, promovido pelo Minist�rio do Desenvolvimento Agr�rio � MDA contando como Institui��es de apoio a Universidade de Berkeley � USA , SOCLA � Sociedad Cient�fica Latinoamericana de Agroecolog�a. e REDCAPA. O curos teve inicio dia 5 de mar�o e termina na pr�xima semana.

A Pol�tica Nacional de Assist�ncia T�cnica e Extens�o Rural tem na Agroecologia um dos pilares fundamentais para promover a mudan�a no meio rural, na perspectiva da sustentabilidade s�cio-ambiental. Na mesma linha, o Programa Nacional de Apoio � Agricultura de Base Ecol�gica nas Unidades Familiares de Produ��o nasceu para estimular as agriculturas alternativas e os processos de transi��o agroecol�gica. Por estas e outras raz�es o MDA/SAF/DATER vem investindo fortemente na capacita��o de Agentes de Ater, professores e pesquisadores, de modo que estes possam contribuir com os agricultores familiares na implementa��o de novos processos de transi��o agroecol�gica.

Considerando que os efeitos negativos da produ��o agropecu�ria sobre o meio ambiente se potencializaram ao longo do tempo, gerando externalidades s�cio-econ�micas extremamente negativas, torna-se necess�ria a ado��o de outros estilos de agricultura e de desenvolvimento rural que contribuam para o reencontro dos processos produtivos e dos diferentes modos de vida com formas sustent�veis do ponto de vista ambiental, econ�mico, social, cultural, pol�tico e �tico. Nesta perspectiva a Agroecologia aparece como um enfoque cient�fico que visa promover a produ��o agropecu�ria e estilos de desenvolvimento rural sustent�veis.

Para que isso possa ocorrer a Ater, a pesquisa e o ensino necessitam de t�cnicos capacitados e com suficiente qualifica��o em Agroecologia, para que possam contribuir, de uma forma decisiva, nos processos que v�m sendo implementados em todo o territ�rio nacional, raz�o pela qual o MDA/SAF/DATER se empenha no estabelecimento de parcerias para oferecer mais um Curso a dist�ncia de Aperfei�oamento em Agroecologia. E o INCAPER foi um grande parceiro neste processo , pois alem de professora fiquei como facilitadora de 11 estados brasileiros e cada turma havia 20 inscritos.

A realiza��o deste segundo curso parte do entendimento que o primeiro, realizado em 2006, com 13 semanas de dura��o, n�o atendeu a demanda reprimida neste campo de estudo. Foram mais de mil solicita��es de inscri��o e oferececidas apenas 540 vagas. Este curso que termina esta semana ofereceu outras 540 vagas, com uma m�dia de 20 inscri��es por estado. Vale destacar que o conte�do e a metodologia foram aperfei�oados a partir de uma profunda avalia��o promovida pelo Dater, em oficina realizada em Porto Alegre, com a presen�a de professores, facilitadores e alunos do primeiro curso da qual tive a oportunidade de participar.

O curso explorou os conte�dos b�sicos de manejo ecol�gico de solos, manejo integrado de pragas, de doen�as e de plantas espont�neas, ofereceu ferramentas metodol�gicas apropriadas para a transi��o agroecol�gica e para a avalia��o da sustentabilidade dos agroecossistemas, abordar� temas importantes como a epistemologia da pesquisa e os m�todos de pesquisa participante e s�cio economia � agrega��o de valor e agroind�stria familiar , disciplina que ficou sob minha responsabilidade.

Dadas as limitadas oportunidades para forma��o neste campo, bem como �s dificuldades dos profissionais freq�entarem cursos presenciais, esse curso visa superar esse limitante, utilizando metodologias de forma��o a dist�ncia, criando oportunidades para que se amplie o n�mero de profissionais capacitados para atuar com bases nos princ�pios da Agroecologia.

O curso se encerra esta semana e o pr�ximo ser� dedicado a t�cnicos de n�vel m�dio da �rea agr�cola que atuam em entidades de Assistencia T�cnica e Extens�o Rural. Para mim , estando morando em MARATA�ZES e poder conhecer a realidade de todo o pa�s e realizar como professora e facilitadora troca de experi�ncias foi uma das melhores oportunidades de minha vida profissional.

Fonte: A Autora
 
Por:  Ercilia Bueno Bassani    |      Imprimir