Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 25-09-2007

ANÁLISE POLÍTICA MUNICIPAL V
Muito se tem falado em reduto eleitoral, mas o que acontece em Marataízes é uma pulverização de votos em todas as comunidades
ANÁLISE POLÍTICA MUNICIPAL V

Muito se tem falado em reduto eleitoral, mas o que acontece em Marataízes é uma pulverização de votos em todas as comunidades. No passado poderia se falar que a região praiana do sul do município era reduto da família Bechara, juntamente com o bairro Filemon Tenório.

A forte presença da família com terras que tomavam conta de toda a região criou-se o mito de invencíveis por muitas décadas. No bairro foi a criação do bairro pelo prefeito João Bechara o fator preponderante. Além da figura carismática do ex-prefeito Jorge Bechara sempre presente. Mas as coisas mudam, o tempo passa, e a planície é fatal para a política. Ninguém resiste muito tempo sem mandato.

Favores se sucedem, obras são realizadas. Sem dúvidas os velhos currais eleitorais estão desaparecendo. As comunidades antes isoladas, agora têm contato diário com outras pessoas, existe uma geração que não presenciou esses políticos no poder. A televisão, igreja, jornais, revistas, rádios ajudaram na politização das pessoas.

Segundo pesquisa pessoal, até a década de 90 do século passado era difícil encontrar na região de Lagoa D’Antas até Boa Vista alguém com curso superior. Hoje é totalmente diferente.

No bairro Filemon Tenório, o maior colégio eleitoral, também existem uma nova geração de eleitores, para muitos o padrão de vida melhorou. Os filhos se formaram, e o velho reduto vai pulverizando os seus votos, como já aconteceu na última eleição para o Executivo municipal.

Mas é importante lembrar que os eleitores na falta de novos líderes sinalizam seus votos para o passado, vide os votos maciços de Paulo Maluf. Para não me alongar vou ficando por aqui.

Fonte: O Autor
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir