Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 18-10-2007

O MONUMENTO MUTANTE
J� visitei muitos monumentos neste mundo, que procuraram imortalizar as cidades que os coloca em lugar de destaque. Homens imponentes, cujos nomes j� foram esquecidos, mas que ainda permanecem montados em seus lindos cavalos
O MONUMENTO MUTANTE

J� visitei muitos monumentos neste mundo, que procuraram imortalizar as cidades que os coloca em lugar de destaque. Homens imponentes, cujos nomes j� foram esquecidos, mas que ainda permanecem montados em seus lindos cavalos. Mulheres que estendem coroas ou espadas para o c�u, simbolizando vit�rias que j� n�o constam mais nem em livros escolares. Crian�as solit�rias e sem nome, gravadas em pedra, a inoc�ncia para sempre perdida durante as horas e dias em que foram obrigadas a posar para algum escultor que a hist�ria tamb�m esqueceu.

E no final de tudo, com pouqu�ssimas exce��es (o Rio de Janeiro � uma delas com o seu Cristo Redentor) n�o s�o as est�tuas que marcam a cidade, mas as coisas mais inesperadas. Quando Eiffel construiu uma torre de a�o para uma exposi��o, n�o podia sonhar que isso terminaria sendo o s�mbolo de Paris, apesar do Louvre, do Arco do Triunfo, dos imponentes jardins. Uma ma�� representa Nova York. Uma ponte n�o muito freq�entada � o s�mbolo de San Francisco. Tamb�m uma ponte sobre o Tejo est� nos cart�es postais de Lisboa. Barcelona, uma cidade cheia de coisas bem resolvidas, tem uma catedral jamais terminada (A Sagrada Fam�lia) como seu monumento mais emblem�tico. Em Moscou, uma pra�a cercada de edif�cios e com um nome que j� n�o representa o presente (Pra�a Vermelha, em lembran�a do comunismo) � a grande refer�ncia. E da� por diante.

Talvez pensando nisso, uma cidade resolveu criar um monumento que jamais fosse o mesmo, que pudesse desaparecer toda noite e reaparecer de manh�, que a cada minuto do dia se transformasse, dependendo para isso da for�a do vento ou dos raios de sol. Diz a lenda que uma crian�a teve a id�ia, justamente no momento de� fazer pipi. Quando terminou, contou a seu pai que o lugar onde moravam estaria protegido de invasores se pudesse ter uma escultura capaz de sumir antes que estes se aproximassem. O pai foi conversar com os conselheiros do local, que embora tivessem adotado o protestantismo como religi�o oficial e considerassem tudo que fugisse da l�gica como supersti��o, mesmo assim decidiram seguir o conselho.

Outra hist�ria conta que, como um rio se encontrava com um lago e provocava uma corrente muito forte, ali foi constru�da uma represa hidroel�trica; mas quando os trabalhadores voltavam para casa e fechavam as v�lvulas, a press�o era muito grande, e as turbinas terminavam por estourar. At� que um engenheiro teve a id�ia de colocar uma fonte no local, onde a �gua em excesso pudesse escapar.

Com o tempo, a engenharia resolveu o problema, e a fonte se tornou desnecess�ria. Mas talvez lembrando a lenda do tal menino, os habitantes decidiram por mant�-la. A cidade j� possu�a muitas fontes, e esta estaria no meio de um lago; o que fazer para torn�-la vis�vel?

E foi assim que o monumento mutante nasceu. Poderosas bombas foram colocadas, e hoje em dia ele � um jato de �gua fort�ssimo, jorrando 500 litros por segundo na vertical, a 200 km por hora. Dizem, e eu j� comprovei, que pode ser visto at� mesmo de um avi�o voando a 10.000 metros. N�o tem nome especial; chama-se mesmo "Jato d��gua", s�mbolo da cidade de Genebra (onde n�o faltam esculturas de homens a cavalo, mulheres her�icas, crian�as solit�rias).

Uma vez perguntei a Denise, uma cientista su��a, o que ela achava do Jato D��gua.

- Nosso corpo � em quase sua totalidade inteiramente feito de �gua, onde passam descargas el�tricas que comunicam informa��es. Uma destas informa��es � chamada de Amor, e pode interferir em todo o organismo. O amor muda o tempo todo. Penso que o s�mbolo de Genebra � o mais lindo monumento ao amor concebido pela arte do homem.

N�o sei se o tal garoto da lenda pensou nisso, mas acho que Denise est� coberta de raz�o.

Fonte: O Autor
 
Por:  Paulo Coelho    |      Imprimir