Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 18-10-2007

O HOMEM QUE SABIA DJAVANÊS
“2 anos atrás, discutindo, no Boca de Espuma (Barra), com uns amigos afirmei que com um pouco de cultura geral para tudo tem-se uma explicação
O HOMEM QUE SABIA DJAVANÊS

"2 anos atrás, discutindo, no Boca de Espuma (Barra), com uns amigos afirmei que com um pouco de cultura geral para tudo tem-se uma explicação, tudo vira um "bom" textículo (verso = versículo, texto = ), só que tive de pôr à prova essa minha tese. Fui desafiado a explicar que pô o cantor Djavan quer dizer – ou não – nas suas canções. Me apresentei: "-Sou formado em djavanês e com mestrado em beregüê . Tive 10 com louvor na minha tese sobre a influência de MC Serginho na obra de Fernando Pessoa".

A tese, obviamente, não existia, mas dava moral falar nela. Então, veio o desafio, um fdp. (a mãe é uma santa, mas ele é um fdp!) disse: "-Pouco antes de morrer, meu pai me entregou esse CD e disse: "-Filho, tenho certeza de que DJ Avan canta coisas muito profundas, mas ouvi suas músicas durante anos e nunca consegui entender pô nenhuma. Só podem ser segredos iniciáticos transmitidos da maneira mais hermética possível.

Descubra o significado e você obterá a chave da felicidade". Então abriu o encarte do CD e me mostrou uma das letras: ‘-Obi, obi, obá. Que nem zen, czar. Shalom Jerusalém, z'oiseau’. "-O que é que significa isso?". Pô! Tantas músicas do DJ Avan e o cara tinha de querer saber o que significava a letra de "Obi"? Desgraçado. Se ainda fosse aquela do "o amor que é azulzinho" eu logo diria que era marketing do viagra, mas era tarde.

Ele tinha os olhos fixos em mim: queria respostas. Todo o sucesso da minha tese dependia de uma explicação convincente e imediata. Falei: "-Veja bem. 'Obi' é uma referência a Obi-Wan Kenobi, o sábio de 'Guerra nas Estrelas' interpretado por Sir Alec Guinness. 'Obá', por sua vez, remete a 'Djobi Djobá', sucesso dos Gipsy Kings. DJ Avan buscou contrastar o lado luminoso e britânico da força com os mistérios nômades da alma cigana.

A mesma tensão dialética pode ser verificada no verso subseqüente, 'que nem zen, czar': a contemplação espiritual dos monges budistas e o poder absoluto dos czares. Percebam como tese e antítese se resolvem na síntese do verso seguinte: 'shalom Jerusalém' é a paz do espírito na divina cidade. É ela que faz a alma se elevar aos céus, como um pássaro ('z'oiseau')". O fdp. foi obrigado a aceitar a explicação e me dar os parabéns. Citaria Nitzsche, Sartre, Cecília, Borges, Gersinho Cancela, Roberto Carlos e Odair Cabeça de Poeta: name-dropping é comigo mesmo. É o que digo sempre com um pouco de cultura pra tudo tem explicação, tudo vira um "bom" textículo, ou seja ‘açaí guardiã zum de besouro um imã branca é a tez da manhã".

Manoel Manhães - [email protected]

Fonte: O Autor
 
Por:  Manoel Manhães    |      Imprimir