Categoria Geral  Noticia Atualizada em 20-10-2007

Faixa de Pedestre Errada
As faixas de pedestres se tornaram não uma solução civilizada para os cidadãos de Marataízes
Faixa de Pedestre Errada
Foto: José Rubens Brumana

As faixas de pedestres se tornaram não uma solução civilizada para os cidadãos de Marataízes, mas sim alvo de muita preocupação e medo. Os motoristas não respeitam as sinalizações dos pedestres com as mãos indicando que pretendem atravessar dentro da faixa de segurança. "Quase tive minha mão arrancada por um caminhão", disse uma aluna.

Outro lembrou que no último final de semana esteve no município de Domingos Martins e se espantava com os carros parados na rua quando chegava nas faixas. "Por alguns segundos tentava entender o fato dos carros parados" ressaltou durante palestra sobre segurança pública na EEEFM "Domingos José Martins", com o Major Robson Silva comandante da Companhia Independente da Polícia Militar, sediada no balneário de Barra do Itapemirim, em Marataízes.

O major também demonstrou preocupação com as violações cometidas pelos motoristas. "Falta-me contingente para cuidar do transito, mas a questão é mais de educação dos envolvidos na questão", ponderou.

O Secretário de Segurança Pública e Trânsito de Marataízes coronel Paulo César Lugatto disse das irresponsabilidades dos agentes estaduais que colocaram essas faixas em lugares inadequados e que não respeitaram vias importantes de acessos como cruzamentos colocando não só o pedestre como também o motorista em perigo. "Os motoristas locais não tiveram uma preparação e um trabalho de conscientização como aconteceu em Vitória" exemplificou.

O Secretário levantou dados que para equipar o balneário com semáforos e todos os suportes técnicos seriam necessários cerca de um milhão e meio de reais. "Os equipamentos são muito caros", lamentou ainda que das 400 placas de sinalizações colocadas nas avenidas e principais ruas uma grande maioria foram arrancadas por puro vandalismo e denunciou que a maioria dos motoristas que dirigem principalmente motos não tem habilitações ou as motos estão com documento irregulares.

Enquanto não se resolve esse grave problema o coronel Lugatto espera o início do projeto "Jovens de Atitude", para partir com os multiplicadores do projeto para campanhas educativas com os motoristas e pedestres.

    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir