Categoria Geral  Noticia Atualizada em 27-10-2007

Aranhas invadem Castelo
O carro tem o nome sugestivo de "Aranha", e são usados por agricultores nas estradas vicinais
Aranhas invadem Castelo
Foto: José Rubens Brumana

Quem chega a Castelo, no sul do Estado, pode perceber uma cena típica da região. Um tipo de carro produzido a partir de motor e estruturas de Brasília ou Fusca e adaptado em uma carroceria que pode ser de madeira ou ferro.

O carro tem o nome sugestivo de "Aranha", e são usados por agricultores nas estradas vicinais e carregam adubos e outras mercadorias nas localidades íngremes da região.

O proprietário de um desses modelos o cafeicultor Paulo Fornazier afirma que apesar do pouco espaço consegue levar mais de 500 quilos de mercadorias para a seu sítio. Na região montanhosa de Castelo e em outros municípios serranos o "Aranha" se tornou um transporte fundamental. "Onde os carros convencionais não conseguem passar ou subir o Aranha consegue". Explica ainda que devido o motor traseiro e a pouca dimensão do automóvel que pode chegar até 2 metros e meio o agricultor se utiliza para trazer sacas de café de morro abaixo como levar adubos e alimentação para os trabalhadores morro acima.

Existem na região diversas oficinas que adaptam o "Aranha" a partir do Fusca ou Brasília. Toda essa transformação, segundo informou Fornazier, pode chegar a até 6 mil reais dependendo do estado em que se encontra os motores e lataria dos carros transformados pode chegar a mais.

Devido o baixo custo e o serviço realizado pelo automóvel as oficinas estão sempre cheias de encomendas e o carro passa por uma regulamentação do DETRAN local e só podem circular no município de origem. Finalizou o cafeicultor.

    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir