Categoria Educação  Noticia Atualizada em 29-10-2007

Educação em Cuba
Apesar de não possuírem aparatos técnicos as crianças cubanas sabem ler escrever e desenvolveram um grau de discernimento fantástico
Educação em Cuba
Foto: José Rubens Brumana

"Apesar de não possuírem aparatos técnicos as crianças cubanas sabem ler escrever e desenvolveram um grau de discernimento fantástico", relatou a pedagoga Maria Marlene Santos que concluiu o curso de mestrado em Educação na Universidade de Havana, na capital cubana. Participante do encontro de professores estaduais da área de sociologia e filosofia, que aconteceu na última terça-feira, em Cachoeiro de Itapemirim, coordenado pela Superintendência Regional de Educação, a professora desde que o estudante cubano é provido, na época em que fez o curso, 1999 a 2000, de uma simples caneta.

A maioria usa lápis e observou que mesmo nessas condições a escrita era impecável e demonstraram saber e entender todas as disciplinas ministradas pelos professores."O que me chamou a atenção foi o grau de não consumismo e obtenção de patrimônio.Hospedei em uma casa de um professor que possuía doutorado e sua residência era muito simples", lembrou.

A pedagoga enfatiza que a falta de certos aparatos que existem nas escolas estaduais daqui como sala de informática,livros didáticos, não impedem que "eles façam acontecer", afirmou.

Quanto ao questionamento ao regime comunista vigente na "Ilha de Fidel Castro", Maria Marlene percebeu que os mais velhos são mais tolerantes com o regime."Mas os mais jovens questionaram certos benefícios consumista que gostariam de possuir", mas acrescentou:"Até as 11 horas da manhã o Ministério da Educação cubano já sabem quais os alunos que não freqüentaram as salas de aula e encaminham monitores nas casas para saber sobre a ausência do aluno. " A educação como o esporte são levados a sério como prioridade nacional", finalizou.


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir