Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 01-11-2007

MELHORAR É FÁCIL
Na busca pelo desenvolvimento, muitas vezes, nos esquecemos do que é básico. Com tantas exigências do mercado de trabalho
MELHORAR É FÁCIL
Foto: Microlins

Na busca pelo desenvolvimento, muitas vezes, nos esquecemos do que é básico. Com tantas exigências do mercado de trabalho, as pessoas fazem cursos que nunca utilizam e aprendem conceitos que ficam esquecidos em apostilhas empoeiradas.

Não estou dizendo que não se deve buscar coisas novas, mas é fundamental ter foco para saber o que é necessário melhorar. E, principalmente, dar prioridade ao que é básico, como a comunicação, por exemplo. Passamos boa parte do tempo em contato com outras pessoas, portanto, comunicar-se bem é fundamental. Mas muita gente ainda comete equívocos ao entrar em contato com as pessoas.

Em uma entrevista de um dos maiores especialistas no assunto, Reinaldo Polito, conta quais são as falhas mais cometidas pelos vendedores quando se comunicam:
"As principais são falta de naturalidade e inadequação. Isto é, brincar quando deveria ser mais sério, ou, ao contrário, ficar sério quando a circunstância exige descontração. A maioria erra também pela falta de organização do raciocínio. Não sabem fazer uma introdução apropriada, uma preparação conveniente e, principalmente, não conseguem usar uma linha de argumentação convincente e persuasiva".

E como melhorar a comunicação?
Fazendo um bom curso de marketing pessoal, de atendimento, de Operador de Telemarketing, de Vendas & Marketing no Varejo ou, se não puder, ler livros sobre o assunto.
Além disso, treinar os argumentos e saber como refutar as objeções. E, se possível, desenvolver o hábito de simular o que dirá, até com a ajuda de colegas, são conselhos dados por Polito em sua entrevista.

Tenho um presente especial: Quer receber a entrevista com Reinaldo Polito na íntegra?
Mande um email solicitando e aprenda todas as dicas dele sobre como "melhorar".
Eu não disse que melhorar é fácil?

Fonte: O Autor
 
Por:  Cléber Lopes     |      Imprimir